Nova fábrica da Abzil 3M é inaugurada em São José do Rio Preto

Hoje serão inauguradas, em São José do Rio Preto (SP), as novas instalações da Abzil Indústria e Comércio Ltda, fabricante de produtos ortodônticos que foi adquirida pela multinacional norte-americana 3M em outubro do ano passado. Com o negócio, a 3M passou a ocupar a vice-liderança do mercado nacional de soluções para ortodontia.

"Com investimento de R$ 14 milhões, reestruturamos as instalações fabris da Abzil, que agora possui 11 mil metros quadrados e será ocupada por, aproximadamente, 300 funcionários. A extensão total do terreno é de 33 mil metros quadrados, o que nos permite, ainda, uma grande capacidade de expansão", afirma Júlio Gândara, diretor de negócios do grupo Mercados de Saúde da 3M do Brasil e diretor-presidente da Abzil 3M.

Além de um importante salto nos negócios da companhia, "tanto a aquisição como a inauguração da nova fábrica da Abzil 3M têm um papel representativo no desenvolvimento da educação na área odontológica e da saúde bucal a partir de São José do Rio Preto", diz Júlio Gândara. A nova fábrica contempla um auditório com capacidade para 300 pessoas que será utilizado para a realização de palestras, encontros e treinamentos envolvendo profissionais e acadêmicos do segmento. Segundo o executivo, as regiões Norte e Noroeste do Estado de São Paulo se beneficiarão com o negócio.

A partir de 1º de maio, as operações da 3M Unitek - divisão de produtos ortodônticos da 3M - será transferida para a unidade da Abzil 3M, fato que também contribuirá para a ampliação das operações em São José do Rio Preto e pelo aumento de oportunidades de negócios no exterior.

Nos últimos dois anos, o grupo de Negócios Mercados de Saúde da 3M fez 12 aquisições, em todo o mundo.  "A compra da Abzil nos renderá a liderança na América Latina e faz parte da estratégia da 3M de ser líder mundial no mercado ortodôntico", afirma Brad Sauer, vice-presidente global dos mercados de saúde da 3M, que estará presente na inauguração da Abzil.

Sinergia

Marca forte no mercado e com portfólio que complementa as soluções oferecidas pela 3M, a Abzil produz localmente brackets, bandas, tubos e fios ortodônticos de qualidade reconhecida pelos profissionais da área, no Brasil e no exterior. A aquisição permitirá que a 3M atenda ainda melhor seus atuais e futuros clientes locais e globais.

"O fato de as duas empresas terem tecnologia de ponta gera sinergia para o negócio, o que certamente se reverterá em boas oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento do mercado ortodôntico no Brasil", afirma Júlio Gândara.

Sobre a Abzil

A Abzil foi fundada em 1992. É uma empresa familiar, com sede e operações produtivas em São José do Rio Preto (SP) e conta atualmente com aproximadamente 300 funcionários. A empresa é reconhecida pela qualidade dos seus produtos e atuação diferenciada em serviços junto aos profissionais de ortodontia no Brasil e exterior.

Sobre a 3M Unitek

Fundada em 1948 e incorporada à 3M em 1996, a Unitek é uma das líderes globais em produtos ortodônticos com soluções inovadoras como o ClarityTM Ceramic Braces, APCTM Adhesive Pre-Coated Brackets, SmartClip TM Self-Ligating Brackets e Clarity SLTM e Ceramic Self-Ligating Brackts. Hoje, a 3M Unitek possui mais de 14 mil itens de vendas e oferece soluções ortodônticas globalmente.

A 3M é uma companhia de tecnologia diversificada com vendas globais de US$ 23 bilhões em 2009 e operações em mais de 65 países, onde mantém 75 mil funcionários. É reconhecidamente uma empresa inovadora e líder em Pesquisa & Desenvolvimento, que combina mais de 40 plataformas tecnológicas para atender diversos mercados.

Há 64 anos no Brasil, a empresa reúne cerca de 3.700 funcionários em quatro unidades industriais no interior paulista - Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga e Mairinque - e uma em Manaus (AM). Além disso, detém o controle da Abzil (São José do Rio Preto/SP), fabricante de produtos ortodônticos, e da Incavas Indústria de Cabos e Vassouras (Bom Princípio/RS), produtora de insumos e acessórios para limpeza doméstica. A operação brasileira registrou faturamento de R$ 2 bilhões em 2008.

A empresa é comprometida com o exercício de sua responsabilidade social, buscando incentivar ações de cidadania junto a funcionários, fornecedores, clientes e também por meio do Instituto 3M de Inovação Social.

Além do site www.3m.com.br, a 3M do Brasil mantém um canal de comunicação direta com o consumidor pelo e-mail faleconosco@mmm.com e pelo telefone 0800 013 2333.

Além do site , a 3M do Brasil possui um canal de comunicação direta com o consumidor pelo e-mail do Fale Conosco e pelo telefone 0800-0132333.