Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

3M permeia debate sobre Sustentabilidade com produto de fibra de bambu


Parceira do Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, empresa detalhará ações realizadas com recursos naturais

São Paulo, 05 de novembro de 2013 - A 3M do Brasil, empresa reconhecida pela inovação e por suas práticas em relação ao meio ambiente, participa da 3ª edição do Evento Sustentabilidade de Ponta a Ponta, idealizado pelo Walmart Brasil, que ocorre em São Paulo (SP) no dia 05/11.

De forma pioneira, a 3M realiza constantemente diversas pesquisas em diferentes segmentos com o objetivo de apresentar produtos inovadores, que alinham a tecnologia ao processo produtivo, por meio de matérias primas de fontes renováveis. Com esta premissa, a empresa participará de um painel - Produtos de Limpeza -, no qual Francisco Barbeiro, diretor de Negócios da divisão de Consumo comentará sobre a preocupação da 3M em relação ao desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, além de apresentar os diferenciais e ganhos do Pano para Pia Fibra de Bambu Scotch-Brite™.

"Cada vez mais, empresas e consumidores optam por produtos que possuam matérias primas renováveis em seu DNA. Nós, da 3M, compartilhamos desta preocupação e apresentamos ao mercado um material com resistência quatro vezes maior* do que outros panos, fabricado com fibra natural e que permite um impacto menor ao meio ambiente", comenta Marcelo Hengeltraub, gerente de Negócios da divisão de Limpeza Doméstica da 3M.

O painel faz parte da programação de lançamento do projeto End-to-End, Sustentabilidade de Ponta a Ponta, o qual o Walmart convida seus parceiros que desenvolveram e que investem em produtos sustentáveis, a contarem suas práticas em prol de um futuro melhor.

Nesta edição, a 3M optou em trabalhar a categoria de Limpeza Doméstica, com o produto Pano para Pia Fibra de Bambu Scotch-Brite e apresentará o case da empresa em relação ao popular Pano Multiuso Scotch-Brite X Pano para Pia Fibra de Bambu Scotch-Brite, mais conhecido popularmente como pano perfurado ou pano com furinhos.

Em estudo realizado pela 3M, o Pano para Pia Fibra de Bambu Scotch-Brite™, em comparação a outro pano*, por exemplo, possui uma redução de resíduos de praticamente 300 quilos em toda a sua vida útil. Além disso, o pano com fibra de bambu deixa de emitir 317 kg-eq de gases de dióxido de carbono na atmosfera. "Quando falamos de cuidado ao meio ambiente, trata-se de uma busca contínua em como contribuir para um mundo mais sustentável "tangibilizada", por exemplo, nos números apresentados pelo projeto", comenta Lienne Pires, especialista de sustentabilidade da 3M.

Além da 3M Brasil, o projeto envolveu a matriz, nos Estados Unidos, e a subsidiária, na Ásia, 3M China. O que demandou um trabalho muito focado entre os times de negócios, marketing, sustentabilidade e pesquisa e desenvolvimento de todos os países participantes com um objetivo único, o de levar ao mercado brasileiro um produto diferenciado e com ganhos ambientais quando comparado ao pano multiuso.

Ainda, segundo a especialista, outros números significativos também podem ser destacados na pesquisa realizada pela 3M, como a economia de aproximadamente 1 mil quilowatts/hora de energia, o que equivale a 423 lâmpadas acessas*, em toda a vida útil do Pano para Pia Fibra de Bambu Scotch-Brite™. "Do mesmo modo, quando falamos em economia de CO2, em comparação a ações do cotidiano, podemos equiparar a 180 quilômetros rodados de um carro", finaliza Lienne Pires.

"Além da proposta de todos esses ganhos, a nossa intenção é levar para a consumidora um produto diferenciado, que vem de encontro com a premissa da marca Scotch-Brite, a qual é de durabilidade e qualidade, sedimentada na categoria de esponjas agora presente na categoria de panos de limpeza", reforça Gustavo Lima, especialista de Produto da divisão de Limpeza Doméstica.

*quando comparado ao pano de limpeza multiuso da Scotch-Brite para um ano de forecast.

Sobre a fibra de bambu

O Bambu ilustra o ciclo virtuoso de uma planta “sustentável”, uma vez que, sua folhagem serve para adubo e suas "gemas" são prontamente germinadas após poda. Exige pouca água e tem crescimento rápido. A China é referência e pioneira na transformação e manipulação dessa espécie vegetal e o bambu é uma planta eleita pelo governo brasileiro para desenvolvimento de manejo local de modo a usá-lo como substituta da madeira (no combate ao desmatamento) e na busca por novas tecnologias que possibilitem a aplicação dessa fibra em diversos mercados.

  • Serviço
  • Sustentabilidade de Ponta a Ponta
  • Local: Espaço Infinitto
  • Endereço: Avenida Mofarrej, 467 – Vila Leopoldina – São Paulo.
  • Data: 5 de novembro, terça-feira.
  • Horário: 8h30 às 12h30 (evento/painéis com executivos das empresas participantes do projeto) e 12h30 às 14h00 (coletiva de imprensa).

Sobre a 3M
Reconhecida como empresa líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com o objetivo de tornar a vida melhor e mais fácil. Com US$ 30 bilhões em vendas globais no último ano, a 3M emprega aproximadamente 88 mil colaboradores no mundo e mantém operações em mais de 70 países. No Brasil, a companhia obteve faturamento bruto de R$ 2,9 bilhões em 2012, e conta com mais de 4 mil funcionários em sete unidades fabris localizadas nos estados de São Paulo e Amazonas. A 3M detém ainda o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite www.3m.com.br ou o portal de inovação www.3minovacao.com.br.

3M Relatório de sustentabilidade 2013: http://publ.com/e/2wNSpZ?mode=full

Informações à imprensa:

MSL GROUP Andreoli

Cecília Amaral – cecilia.amaral@br.mslgroup.com – 3169-9316
Tatiana Macedo – tatiana.macedo@br.mslgroup.com – 3169-9303
Regiane Zanatta – regiane.zanatta@br.mslgroup.com – 3169-9334