3M do Brasil, por meio de seu Instituto, participa do Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento das futuras gerações e o empreendedorismo social, a 3M do Brasil, por meio do Instituto 3M, participa do Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012 (SEWF 2012), que ocorre pela primeira vez na América Latina, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de 16 a 18 de outubro. Informações no site www.sewf2012.org.

O Instituto 3M estará com um estande onde serão expostos alguns projetos apoiados com foco no empreendedorismo e tecnologias sociais. O destaque é a Massa do Bem, pequenas cumbucas de massa de pão utilizadas para substituir as embalagens de isopor servidas com sopa aos moradores de rua, contribuindo para redução de descarte de resíduos e ajudando na nutrição das pessoas carentes. A massa possui mil calorias e o processo de produção da massa ajuda na inclusão de pessoas de vulnerabilidade social. O projeto é desenvolvido em Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto, cidades do interior paulista.

No estande também será exposto o projeto “Consolidação do Projeto Bambu no Assentamento Rural Horto de Aimorés”, que realiza capacitação para agricultores dentro da cadeia produtiva do bambu com o objetivo de gerar renda para comunidade de Bauru com produtos artesanais. Este projeto foi ganhador do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários 2011. A 3M também vai destacar que as inscrições do 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários estão abertas e universitários de todo o Brasil podem participar.

Outro projeto exposto será o “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”, idealizado pelo Grupo Primavera, ONG que atendente 500 crianças de vulnerabilidade social da cidade de Campinas. O objetivo é desenvolver nas crianças a criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado. O projeto já beneficiou crianças da rede municipal das cidades de Campinas, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Mairinque.

Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG. Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.

Palestras

No dia 18/10, às 9h, o gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil, Luiz Serafim, vai participar da palestra “Prevendo o Movimento Global de Negócios Sociais: um diversificado painel com desenhistas, inventores, estrategistas e visionários, explorando o futuro dos negócios socais”, que vai tratar de como as empresas podem aplicar o processo inovador da 3M para resolver problemas sociais.

Já a gerente de assuntos governamentais da 3M do Brasil, Lucimara Fioravante, vai mediar o painel Tecnologia para o Bem: Negócios Sociais desenvolvidos através de inovações tecnológicas, no dia 18/10, das 11h às 12h30. Os palestrantes falarão de modelos de negócios baseados em tecnologias para fornecer serviços a comunidades marginalizadas e aplicações inovadoras de tecnologia móvel, internet e mídia social para a solução de problemas sociais críticos.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Mais informações no portal www.instituto3m.org.br.