Instituto 3M fecha a edição 2012 do projeto “Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica” com evento

O Instituto 3M de Inovação Social comemora mais um ano de concretização do Projeto “Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica” na cidade de Itapetininga (SP). O encerramento acontece no Colégio Objetivo na segunda-feira (08/10), às 14h, e os convidados terão a oportunidade de assistir a uma apresentação de fantoches.

Durante todo o ano de 2012, mais de 500 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Benedita Vieira de Almeida Madalena participaram de atividades ecológicas. O objetivo do projeto é ampliar as experiências adquiridas nas oficinas dentro da escola e incrementar o conhecimento sobre ecossistema e sustentabilidade.

Os alunos da primeira a quinta séries visitaram a trilha ecológica na reserva da Mata Atlântica, localizada no Parque Ecológico do Colégio Objetivo, e também tiveram oportunidade de conhecer a mata ciliar, fazendinha, minhocário, hortas alternativas, entre outras atividades.

Mais sobre o Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica

Desde 2004, quando o projeto foi criado em parceria com o Colégio Objetivo, o Instituto 3M já atendeu mais de 5 mil alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe responsável pelo seu desenvolvimento é composta por dois biólogos do Colégio Objetivo e dois funcionários da 3M, que têm como missão coordenar o trabalho educativo. Unindo teoria e prática, o projeto prevê a informação, orientação adequada e acesso a recursos naturais de alunos de escolas públicas.

A ação educacional do projeto é baseada na interatividade. Assim, os alunos são divididos em turmas que participam semanalmente de trilhas monitoradas pelo Parque Ecológico do Colégio Objetivo e que são expostas a conceitos de alimentação saudável, reciclagem e outros temas, por meio de oficinas de estudo. Informações sobre a produção de adubo sólido e líquido a partir de lixo orgânico, utilização de plantas medicinais e recuperação de ecossistemas também integram o conteúdo do Preserve o Meio Por Inteiro e Quarta Ecológica.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa promover o conceito de “tecnologia social”. Esse termo engloba as metodologias de transformação social desenvolvidas com a participação da população e aplicadas ao seu cotidiano, gerando soluções simples para a inclusão social e melhoria de suas condições de vida. A missão do Instituto 3M é descobrir e aplicar as inovações sociais que promovam o desenvolvimento social das comunidades onde a 3M do Brasil atua. Mais informações no site www.instituto3m.org.br.