Teste Drive da 3M completa um ano e quadruplica o número de produtos distribuídos aos consumidores

Com a reformulação do portal 3M Inovação e uma interface mais dinâmica, a 3M do Brasil comemora um ano do programa Teste Drive disponibilizando um número inédito de amostras: 400 produtos. A iniciativa já impactou 220 mil pessoas em 129 cidades do país e, até o momento, foram contabilizadas 630 amostras de produtos distribuídos em oito testes realizados. O portal recebeu mais de 400 comentários de usuários que fizeram o teste dos produtos 3M.

“O objetivo desse programa é gerar experimentação dos produtos e identificar hábitos e necessidades do consumidor”, afirma Marcos César Sgarbi, coordenador de marketing corporativo da 3M do Brasil. “Com a ação, a 3M mostra a amplitude do conceito de inovação da marca, envolvendo os consumidores na avaliação dos itens de forma moderna e criativa”, conclui Sgarbi.

A empresa identificou que 56% das pessoas que solicitaram o produto para avaliação têm entre 18 e 35 anos. Também foi registrado que, após os testes, os produtos passam a fazer parte da lista de compras dos consumidores. “Eles também têm a oportunidade de indicar novas aplicações e pontos de melhorias quando respondem o questionário no portal”, explica Sgarbi.

Já foram distribuídos o Pano Enxuga Fácil Scotch-Brite, a Fita Mágica Scotch®, Fecho Command, Rolo Adesivo Scotch-Brite, Esponja de banho Ponjita Curauá, Esponja Scotch-Brite Não Risca, Gancho Metálico Command e Acne Cover Nexcare.

Mudança em Command

Um exemplo de que a opinião dos consumidores que participam do Teste Drive é levada em consideração pela 3M é a mudança promovida nas embalagens e nos produtos Command. As embalagens ganharam novo formato e uma identidade visual mais clara e, visando facilitar a identificação. “Já estamos aplicando um piloto da nova embalagem em suportes para quadros”, conta Otávio Angele, gerente de produto de Construção e Melhoria do Lar da 3M do Brasil.

Em relação ao produto, a 3M alterou a composição dos Fechos Command, utilizando a tecnologia do adesivo à prova d'água, que suporta uma temperatura mais elevada e é mais eficiente com umidade. “Essa medida foi tomada porque identificamos que vem aumentando a aplicação desse item nos banheiros, e esse adesivo resiste mais à umidade e tem maior adesão”, esclarece Angele.

Qualquer pessoa pode participar do Teste Drive. Para receber as amostras, é necessário se inscrever pelo site no período de validade da promoção. Após receber o produto em casa, o consumidor deve utilizá-lo conforme as instruções da embalagem e é convidado a responder um questionário com 10 perguntas, onde pode demonstrar sua percepção, deixar sua mensagem e enviar sugestões sobre o produto. O endereço é www.3minovacao.com.br.

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com objetivo de tornar a vida melhor. Com US$ 30 bilhões em vendas globais em 2011, a 3M emprega mais de 4 mil funcionários no Brasil e 84 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões em 2011 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.