Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

3M ACCR aumenta capacidade energética no Espírito Santo


A EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil no estado do Espirito Santo, acaba de instalar a solução 3M ACCR (Aluminum Conductor Composite Reinforced) em sua linha de distribuição que passa sobre o Rio Doce. Na vanguarda tecnológica e de inovação a companhia utiliza a solução que resolve ainda problemas ambientais, uma vez que mantém a mesma infraestrutura, evitando a construção de torres maiores e novas faixas de servidão em áreas alagadas.

O condutor 3M ACCR foi instalado pela EDP Escelsa para a duplicação da capacidade de transmissão e aumento da distância de segurança do cabo ao nível da água do rio Doce, sem necessidade de alterações nas estruturas metálicas existentes. Esta obra ocorreu na região de Linhares, cidade com mais de 106 mil habitantes localizada  cerca de 130 quilômetros ao norte de Vitória, capital do Espírito Santo. A linha atravessa o Rio Doce que tem seu nível elevado durante a estação chuvosa, quando recebe uma vazão maior de água. O condutor ACCR foi instalado na linha de distribuição de 138kV e substituiu o cabo convencional com alma em aço em um vão de 918 metros.

A EDP Escelsa atende a uma população de 3,4 milhões de pessoas no Espírito Santo e é uma das pioneiras na América Latina a adotar 3M ACCR para atualização de suas linhas de distribuição sem a necessidade de construção, licenciamentos complexos, remoção de comunidades urbanas ou outras questões ambientalmente sensíveis. Com alta capacidade, baixo peso e baixo coeficiente de expansão térmica, o condutor 3M ACCR já é utilizado por mais de uma dúzia de concessionárias dos EUA e por empresas de energia elétrica na Europa e Ásia, incluindo China e Índia.

"O uso desse condutor nos permitiu compatibilizar os aspectos ambientais e de carregamento necessários à expansão da região sem alterações estruturais na linha”, diz Fernando Peixoto Saliba Diretor Técnico e de Ambiente da EDP Escelsa. “Fomos ainda, capazes de concluir o projeto antes da estação das chuvas, quando se eleva o nível da água do rio sobre o qual cruza a referida linha."

Claudia Costa Dominguite, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina para o Condutor de alta capacidade, diz que o uso crescente do 3M ACCR é internacional, “especialmente nos países cujas economias e necessidade de aumento de capacidade de transmissão de energia elétrica estão em rápida expansão”. Segundo ela, este condutor se tornou a primeira escolha confiável para aumento de capacidade onde construções novas poderiam trazer obstáculos sociais, econômicos e regulatórios. “É uma solução avançada, confiável, versátil e tecnologicamente comprovada".

Mais informações sobre o condutor 3M de alta capacidade estão disponíveis em www.3M.com.br/accr.

Sobre a 3M

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com objetivo de tornar a vida melhor. Com US$ 30 bilhões em vendas globais em 2011, a 3M emprega mais de 4 mil funcionários no Brasil e 84 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões em 2011 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.

Sobre a EDP Escelsa

A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,27 milhão de unidades consumidoras, em 70 municípios capixabas.