Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

3M lança película para aplicação em fachadas externas


Com o objetivo de promover a redução de calor com aproveitamento de luminosidade em lugares de difícil acesso, a 3M do Brasil lança a película Window Film Série Prestige Exterior. O foco é a aplicação em fachadas ou claraboias externas em locais com restrições para a aplicação interna. O produto também incentiva o aproveitamento da luz natural em até 90%, proporcionando economia de energia elétrica, sem alterar a aparência da fachada.

“O lançamento das películas Prestige Exterior com propriedades de bloqueio de calor e controle de luminosidade para uso externo é única no mercado, pois oferece alto aproveitamento de luz natural e alta redução de calor, com uma baixíssima reflexão externa”, explica Keyse Ramalho, gerente de produtos da 3M do Brasil.

A solução pode ser aplicada em claraboias ou fachadas exteriores de shoppings, condomínios, hotéis, entre outros locais. O diferencial desta película é sua alta perfomance em relação à redução de calor, mesmo para vidros de baixa emissividade, mais conhecidos como “LowE”. “Como a utilização desse tipo de vidro tem aumentado exponencialmente em construções civis, cresceu também a demanda por filmes de melhor qualidade, tecnologia e controle de transparência”, explica Keyse.

Disponível em três versões de transparência, Exterior PR40, Exterior PR70 e Exterior PR90, o produto foi desenvolvido com nanotecnologia que consiste em mais de 200 camadas que promovem o controle de calor e redução de brilho, ao mesmo tempo em que mantêm o mesmo visual interior ou exterior das janelas.

A película bloqueia até 99,9% dos raios ultravioletas nocivos à saúde, minimizando também o desbotamento causado pelo sol em carpetes, pisos e móveis. Estes filmes não contêm metal na composição, eliminando o risco de corrosão e não interferindo em sinais de celular, GPS, rádio e wifi.

"O grande diferencial da Prestige Exterior demonstra a nossa experiência incomparável no desenvolvimento de filmes óticos, nanotecnologia e adesivos, além do compromisso da 3M em desenvolver inovação para se tornar líder em soluções para conservação de energia para as próximas décadas”, conclui Keyse.

Prevenindo o estresse térmico

A película é ideal para uso em lugares de difícil acesso interno, mas que precisam da proteção, ou em áreas em que aplicações convencionais de película pelo lado interno aumentariam o risco de estresse térmico do vidro, que é o excesso de temperatura proveniente da energia solar e que pode causar sua quebra. Isso significa que a nova película diminui o risco de estresse térmico devido à baixa absorção de calor no vidro com película aplicada.

“A 3M oferece um suporte técnico exclusivo que analisa o risco de estresse térmico de acordo com características específicas de uma obra, o que está atrelado à liberação do uso da película, bem como à garantia exclusiva proporcionada pela 3M”, explica Ricardo Boscolo, especialista técnico em Window Film da 3M do Brasil.

Sobre Window Film

A 3M é líder mundial em películas para controle solar há quatro décadas, desde a sua primeira patente para películas Window Film, em 1966. As películas Prestige Exterior apontam a mais recente contribuição tecnológica do setor para a indústria. Aproveitando a capacidade mundial em desenvolvimento de nanotecnologia, adesivos, filmes óticos de multicamadas e manufatura de precisão, a 3M criou uma película inovadora que possibilita ter em mais de 200 camadas em uma película mais fina que um Post-it®.

Sobre a 3M

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com objetivo de tornar a vida melhor. Com US$ 30 bilhões em vendas globais em 2011, a 3M emprega mais de 4 mil funcionários no Brasil e 84 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões em 2011 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.