Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Criador do Post-it lidera evento de inovação em São Paulo


Para conectar pessoas e compartilhar conhecimento, a 3M do Brasil promove o Innovation Connections, evento que tem como objetivo inspirar a cultura de inovação no país. O encontro, que será realizado na sexta-feira, 25 de maio, no hotel Unique, em São Paulo, contará com a presença do inventor do Post-it, Art Fry, que visita o Brasil pela primeira vez.

O evento começa com um café da manhã exclusivo, feito pelo Chef Emmanuel Bassoleil, seguido de palestras ministradas por Luiz Eduardo Serafim, head de marketing corporativo da 3M; João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat; e Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa e Art Fry, que vai contar o seu case de invenção do Post-it, um dos produtos que fazem parte da lista das “100 invenções do século XX”.

Segundo Luiz Eduardo Serafim, a inovação está no DNA da 3M desde sua criação. “Vivemos esse processo há mais de 100 anos e continuamente provocamos a reação em cadeia de novas ideias, transformando-as em produtos que modificam e facilitam a vida das pessoas ao redor do mundo”, explica.

O evento, segundo ele, tem como principal objetivo mostrar aos participantes as infinitas conexões para o caminho da inovação. “Como tudo começa na curiosidade, na troca de informações e na paixão em solucionar problemas, projetamos este evento para compartilhar tudo isto com nossos clientes e parceiros”, finaliza Serafim.

Promovido pela 3M, uma das empresas que mais inovam no mundo, e com apoio da HSM e Instituto Endeavor, o evento terá transmissão ao vivo pelo portal www.3minovação.com.br/connections. Mais informações no portal, no Twitter @3minovacao e o Facebook 3minovacao.

Perfil do criador

Arthur Fry é norte-americano e foi cientista na 3M por mais de 40 anos. Em 1974, ele criou o Post-it, o famoso bloco de recados autoadesivo e reposicionável fabricado e comercializado pela 3M a partir de 1980. Hoje Fry tem 80 anos e percorre o mundo como embaixador da 3M, ministrando palestras sobre a cultura de inovação, os conceitos e elementos que tornam a inovação possível. Em 2010, entrou para o Hall da Fama dos Inventores norte-americanos.

A criação

Em 1974, Art Fry cantava em um coral na igreja e utilizava fitas para marcar as páginas do seu livro de hino. Porém, quando abria as páginas, as fitas caiam. Ele teve a ideia de utilizar nos papéis uma cola que outro cientista da 3M, Spencer Silver, tinha desenvolvido, tornando-os marcadores de páginas de seu livro. O Post-it foi lançado pela 3M, comercialmente, em 1980, na cor amarela, e ganhou diversos prêmios de inovação ao longo dos anos.

Sobre a 3M

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com objetivo de tornar a vida melhor. Com US$ 30 bilhões em vendas globais em 2011, a 3M emprega mais de 4 mil funcionários no Brasil e 84 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões em 2011 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.