Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Congresso de Prevenção de Infecções está com inscrições abertas



Com objetivo de difundir medidas preventivas em relação a infecções de sítio cirúrgico (ISC), a 3M do Brasil promove o 1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção – Infecon 2012. As inscrições já estão abertas e o evento acontece de 10 a 12 de maio, em Búzios (RJ).

Com apoio da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) e Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecções Hospitalar (APECIH), o tema deste ano será “Novos horizontes na prevenção de infecções em sítio cirúrgico”.

O Congresso contará com a presença de William A. Rutala, referência mundial sobre o tema. Rutala é professor da Divisão de Doenças Infecciosas na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC) e co-fundador do Programa Estadual de Controle de Infecção e Epidemiologia na mesma universidade.

“Com este evento, queremos discutir temas relevantes para a prevenção de infecção. Para isso, utilizaremos uma abordagem totalmente inovadora, onde os conceitos serão apresentados de forma a serem aplicáveis, mensuráveis e priorizados”, explica Cândido Freitas, Presidente do Congresso.

O grande diferencial deste evento é que os profissionais terão uma visão geral do processo e poderão identificar a importância da prevenção da infecção nas quatro principais etapas: no processo de esterilização, no preparo e manutenção da pele cirúrgica, normotermia (controle da temperatura do paciente), e no cuidado com a ferida operatória.

O público-alvo é formado por médicos, enfermeiros e profissionais de saúde de Controle de Infecção Hospitalar, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, e Recuperação Pós-Anestésica.

Outros palestrantes internacionais são o Dr. Brian R. Swenson, membro do Grupo de Pesquisa de Gastroenterologia do American College of Surgeons, da Sociedade de Infecção Cirúrgica e da Sociedade Americana de Cirurgia de Cólon e Reto, e Dra. Michelle Hulse Stevens, diretora médica da Divisão de Prevenção de Infecção da 3M Internacional, especializada em Doenças Infecciosas Pediátricas da Universidade de Washington, e Hospital da Criança e Centro Médico Regional em Seattle, Washington.

Renomados palestrantes nacionais também estão confirmados no congresso, como o Dr. Edmundo Ferraz, consultor da Organização Mundial de Saúde e da Universidade de Harvard (projeto "Safe Surgery Lives"), além de consultor do Ministério da Saúde em controle de infecção.

Dados

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é uma das principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) no Brasil, ocupando a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde.

A ISC compreende 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados. Um estudo nacional realizado pelo Ministério da Saúde no ano de 1999 encontrou uma taxa de ISC de 11% do total de procedimentos cirúrgicos analisados. Esta taxa atinge maior relevância em razão de fatores relacionados à população atendida e procedimentos realizados nos serviços de saúde.

Em outro estudo, a Secretaria de Saúde de São Paulo estima que as Infecções em Sítio Cirúrgico (ISC) prolongam o tempo de internação dos pacientes, em média, sete dias, elevando também os custos da internação. As ISC correspondem a aproximadamente 38% do total das infecções hospitalares em pacientes cirúrgicos e 16% do total de infecções hospitalares.


Serviço:

Evento: 1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção – Infecon 2012
Data: 10 a 12 de maio de 2012
Local: Centro de Convenções do Atlântico Búzios Convention & Resort
Endereço: Estrada da Usina, 294, Morro do Humaitá, Armação de Búzios (RJ)
Informações: Brava3 Eventos (11) 3721-7715 / eventos@brava3.com.br
Site e Inscrições: www.infecon.com.br

Sobre a 3M

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com objetivo de tornar a vida melhor. Com US$ 30 bilhões em vendas globais em 2011, a 3M emprega mais de 4 mil funcionários no Brasil e 84 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões em 2011 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.