Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

3M realizou congresso sobre prevenção de lesões de pele



A 3M realizou, entre os dias 23 e 26 de março, o 2º Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele – Interpele 2012, no Centro de Convenções Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Compareceram cerca de 450 profissionais de saúde de dez países diferentes.

O tema central deste ano foi “Prevenção Sem Fronteiras”. O objetivo era inspirar em cada pessoa a necessidade de pensar globalmente e agir localmente, quebrando paradigmas e trazendo conceitos para demonstrar como a prevenção de lesões é indispensável em todos os sentidos: para os pacientes, profissionais da saúde e instituições.

“Acredito que conseguimos atingir o objetivo principal do congresso, que era levar conhecimento aos profissionais de saúde da América Latina, fazê-los comprometerem-se com a prevenção, e despertar a atitude deles frente a essa necessidade”, comemora Liziane Dessunti, gerente de marketing da divisão de Assistência ao Paciente na 3M do Brasil.

Durante o evento, foram realizadas 15 palestras, sendo nove internacionais, com representantes do Canadá, EUA, Uruguai e Espanha, e mais oito palestras com profissionais brasileiros renomados. Assim como as fronteiras de Foz do Iguaçú, na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, o InterPele 2012 demonstrou como as fronteiras podem separar países, mas o conhecimento sempre irá unir as pessoas.

No evento também foi lançado o Manual de Prevenção de Lesões de Pele, o primeiro do mundo exclusivamente com o tema prevenção. Dentre as nove autoras, está a especialista de serviços profissionais da 3M, Maria Clara Nasimoto, que escreveu um capítulo sobre adesivos médicos.

O Congresso também contou com o apoio de diversas instituições, como a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (Sobenfee), Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende), Sociedade de Feridas do Uruguai, e a Sociedade Ibero-Latinoamericana de Feridas, além dos parceiros comerciais Danone Support, Retex, Rubio Editora, TV MED e Iguaçu Convention Bureau.

“Pela primeira vez apoiamos um projeto social, a Missão Xingú, e também trabalhamos com o conceito de sustentabilidade em todos os materiais de comunicação utilizados no congresso”, explica Liziane.

Certificações

No domingo, dia 25/03, durante o jantar de encerramento, foi realizada a cerimônia de Certificação em Prevenção de Lesões de Pele. A lista dos agraciados reúne 40 hospitais com a certificação Diamante e sete com o reconhecimento Ouro.

Também foi realizada a primeira edição do Concurso Talentos da América Latina (TAL), com quinze trabalhos inscritos e avaliados por uma renomada banca. A grande vencedora foi a enfermeira Janete Mendes Carvalho, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), com o trabalho Queda na incidência de úlcera por pressão na rede pública de Minas Gerais - Avaliação de indicador assistencial.

Todas as fotos e a programação realizada no evento estão disponíveis no site www.interpele3m.com.br.