Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Grupo Primavera e Instituto 3M lançam projeto Teatro de Fantoches em São José do Rio Preto


A ONG Grupo Primavera, em parceria com a Secretaria de Educação de São José do Rio Preto e o Instituto 3M de Inovação Social, lança no próximo dia 9 de abril (segunda-feira), na cidade, o Projeto Teatro de Fantoches, que será adotado por 12 escolas da rede municipal – entre infantil e primeiros anos do fundamental.

Os 25 professores dessas escolas serão capacitados por Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches contratada pela entidade de Campinas (SP), que os ensinará como utilizar corretamente os bonecos em sala de aula, para que possam, ainda este ano, transmitir os conteúdos pedagógicos previstos para cada série de forma lúdica e interessante aos alunos. A oficina de capacitação ocorrerá no dia 14 de abril (sábado), das 8h30 às 15h30, na Secretaria da Educação, na Rua Gal. Glicério, 3947, em São José do Rio Preto.

No final do ano, os melhores trabalhos apresentados por esses professores serão premiados pelos parceiros do projeto, em uma cerimônia a ser realizada na própria cidade. Além de São José do Rio Preto, os fantoches do Grupo Primavera também serão adotados ao longo de 2012 por escolas municipais de Mairinque, em uma parceria da ONG com a secretaria de educação da cidade e também com o Instituto 3M de Inovação Social.

Segundo Maridalva Bertacini, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, a prefeitura local aderiu ao projeto do Grupo Primavera porque considera “enriquecedoras” as parcerias que comunguem com a proposta educacional do município, juntamente com as ações rumo a uma educação de qualidade. “Compreendo que as ações propostas favorecem o desenvolvimento do protagonismo, onde a interação é promotora não só dos aspectos cognitivos, mas também dos emocionais e afetivos das nossas crianças”, ressalta a coordenadora.

O Instituto 3M de Inovação Social patrocina esse projeto em São José do Rio Preto e em Mairinque, e já foi parceiro da ONG no ano passado nas cidades de Itapetininga e Ribeirão Preto, nesse mesmo trabalho. “O Grupo Primavera é reconhecidamente uma instituição que busca o desenvolvimento social de nossas comunidades. O projeto Teatro de Fantoches, realizado pela ONG, tem como proposta um modelo novo de educação que, por meio de desafios e atividades lúdicas, desperta as melhores práticas de cidadania nas gerações que estão iniciando sua vida escolar. E essa proposta vai ao encontro do objetivo do Instituto 3M, de incentivar práticas ligadas à Educação”, diz Marcelo Tambascia, presidente dessa instituição.

Início do Teatro de Fantoches

O projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. "Por meio do teatro de fantoches é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionamos mecanismos diferentes para o aprendizado delas", acredita John Sieh, diretor do Grupo Primavera.

Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG. Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.

Lançamento do projeto Teatro de Fantoches

Data: 09/04/2012 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Teatro do SESI (Avenida Duque de Caxias nº 4656, Vila Elvira, às margens da Represa Municipal, em São José do Rio Preto/ SP).

Grupo Primavera

Fundado por três voluntárias em 1981, o Grupo Primavera cresceu de forma sustentável e atingiu a marca de mais de 8,5 mil meninas e jovens atendidas nesses mais de 30 anos de atuação no Jardim São Marcos, bairro de Campinas (SP) reconhecido ainda pela violência.

Hoje, a ONG atende a aproximadamente 450 crianças e jovens, por meio de programas e projetos nas áreas de educação, cultura, bem-estar e profissionalismo. Em sua sede, desenvolve programas de educação complementar para meninas e adolescentes de 6 a 18 anos de idade, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais as garotas estão expostas, promovendo sua autoestima e capacitando-as para atuarem como agentes de mudança no meio em que vivem – seja incentivando-as a prosseguir nos estudos quanto garantindo a inserção profissional delas no mercado de trabalho.

“O Grupo Primavera acredita no poder transformador de mulheres educadoras no ambiente familiar. A intenção é que as meninas formadas na ONG sejam multiplicadoras de conhecimento e informação no futuro”, diz Edgar Garbade, presidente da organização.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Mais informações no portal www.instituto3m.org.br.
Sobre a 3M
Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com objetivo de tornar a vida melhor. Com US$ 30 bilhões em vendas globais em 2011, a 3M emprega mais de 4 mil funcionários no Brasil e 84 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões em 2011 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.