Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Projeto da Unesp é o ganhador do 4º Prêmio para Estudantes Universitários


O projeto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru foi o ganhador do 4º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. Em parceria com a AlfaSol/Programa UniSol, a equipe vencedora vai receber R$ 30 mil em apoio financeiro durante um ano para viabilizar a implementação do projeto. O vitorioso foi reconhecido durante o evento que aconteceu ontem, 8 de março, no Centro Técnico para Clientes (CTC), da 3M do Brasil, em Sumaré.

O projeto foi escolhido entre os 165 inscritos por estudantes de todas as regiões do Brasil e de diversas áreas de ensino. O trabalho ganhador consiste em capacitar agricultores dentro da cadeia produtiva do bambu com objetivo de gerar renda para comunidade por meio da produção de produtos artesanais. Os alunos que participam do projeto pertencem aos cursos de Design de Produto, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo e Relações Públicas da Universidade.

“Ficamos bastante surpresos com o envio de tantos projetos criativos voltados para a promoção da saúde, educação ou meio ambiente. É uma grande satisfação para nós do Instituto saber que existem tantos estudantes comprometidos com a transformação social do país”, declarou Marcelo Tambascia, presidente do Instituto 3M de Inovação Social.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Mais informações no site www.instituto3m.org.br.

Sobre o UniSol

O Programa UniSol (Universidade Solidária) tem por objetivo promover vivências e intercâmbio de conhecimento entre universitários e comunidades de todo o País, influindo diretamente no desenvolvimento local, no fortalecimento da pesquisa e extensão universitária e na formação cidadã dos estudantes (www.unisol.org.br).

PROJETO VENCEDOR

Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru

Projeto: Consolidação do Projeto Bambu no Assentamento Rural Horto de Aimorés

Descrição: Este trabalho pretende consolidar no assentamento rural Horto de Aimorés as atividades de extensão ocorrida entre alunos, professores e a comunidade, nas dependências da UNESP/Bauru através do Projeto Bambu. Distante 17 km da UNESP, a comunidade caracteriza-se por possuir a posse da terra, porém com carências socioeconômicas e de oportunidades de fixação ao campo, buscando a geração de renda na cidade. Após a incubação e capacitação de um grupo de agricultores de assentados (Associação Agroecológica Viverde) dentro da cadeia produtiva do bambu e na geração inicial de renda com produtos artesanais, foi iniciada a transferência do projeto para dentro da comunidade por meio da construção de um galpão bambuzeria em uma área comunitária capaz de abrigar este processo, porém ainda necessitando de suporte para sua estruturação local. Com o prêmio, objetiva-se consolidar o projeto junto à comunidade através da ocupação/operacionalização desta área com atividades para a capacitação, educação, lazer e cultura. A metodologia de produção e geração de renda já desenvolvida com os assentados será mantida e ampliada pela capacitação local a ser oferecida pela equipe de alunos, parceiros e pelo próprio Viverde. Ao final espera-se ter um aumento substancial de famílias envolvidas, capacitadas e estruturadas para a geração de renda.

Orientador: Marco Antônio dos Reis Pereira

Estudante: Gabriel Fernandes dos Santos

Equipe: Ronni Massashi Guiotoko, Caroline Apolinário Gomes, Arthur Yuji Mizutani, José Victor Barros de Oliveira, Lemuel Simis Pillik, Isabela Birali Braga, Larissa Parede Ramos, Sabrina Saboya Antunes, Camila Kiyomi Gondo, Isabela Coelho Dourado, Nathan Blaschk, Samuel Garcia, Matheus Radeali, Mateus Russolo, Julia Yuri Landim Goya, Aaron Cintra de Almeida e Mariana Lourenço.