3M Food Safety lança o inovador 3M Molecular Detection System para identificação de patógenos em alimentos

Há mais de duas décadas transformando a indústria processadora de alimentos com as placas 3M Petrifilm, a 3M mais uma vez revoluciona o mercado, agora com uma linha para detecção de micro-organismos patogênicos.

A área de Food Safety apresenta ao mercado o 3M Molecular Detection System (MDS), um método rápido, preciso e fácil de usar para a detecção de patógenos como Salmonella, E. coli O157 e Listeria. Esses micro-organismos estão na lista dos rigorosos controles da indústria de alimentos porque, caso sejam encontrados em alimentos, podem ameaçar a saúde dos consumidores.

O 3M MDS baseia-se em uma inovadora combinação de tecnologias exclusivas, envolvendo amplificação isotérmica de DNA com detecção por bioluminescência.  A solução foi desenvolvida visando às principais necessidades de testes do mercado, traduzindo-se em um sistema compacto, simples e robusto que oferece fácil implantação e baixa manutenção, sem comprometer a precisão e a confiabilidade das análises.

"Utilizando o histórico de inovações da 3M, incluindo estreita colaboração com nossos clientes, acreditamos ter chegado a uma solução transformadora que representa uma maneira mais rápida e simples de detectar micro-organismos patogênicos com precisão", comenta Francine Savage, vice-presidente e gerente geral da 3M Food Safety.

“Assim como as placas 3M Petrifilm foram bem-sucedidas, combinando sofisticação com simplicidade, o 3M Molecular Detection System otimiza o tempo e a produtividade dos técnicos, melhorando a lucratividade das empresas, protegendo suas marcas e contribuindo para proteção da saúde dos seus consumidores", completa Francine.

Resultados sensíveis e confiáveis

O 3M Molecular Detection System (MDS) oferece resultados altamente sensíveis, focando e amplificando o ácido nucléico em amostras enriquecidas. Foram realizados testes com uma grande variedade de alimentos, incluindo carnes, alimentos processados, vegetais e rações, como também amostras ambientais relacionadas ao processamento de alimentos. O equipamento é robusto e compacto, ocupando menos espaço que um notebook, o que o torna portátil e adaptável a qualquer ambiente de laboratório.

“Com o 3M MDS, os testes de micro-organismos patogênicos se tornaram simples e acessíveis”, diz Niki Montgomery, gerente de desenvolvimento de marketing global da 3M Food Safety.  "As indústrias de alimentos se beneficiarão muito com a precisão e rapidez dos resultados, o que resulta no aumento de produtividade e na rapidez para tomada de decisões. Diversos micro-organismos podem ser testados em uma única rodada de testes, ajudando nossos clientes a executá-los de forma mais rápida e reduzindo o risco de erros”.

Três ensaios disponíveis com validações internacionais em andamento

Como parte da plataforma do 3M Molecular Detection System (MDS), ensaios específicos de micro-organismos patogênicos individuais, ou testes de procedimentos, serão vendidos em formato de kits. Cada kit de teste de ensaio usa a mesma interface de software e o mesmo protocolo de extração de DNA para testes com uma ou 96 amostras por execução. Kits para Salmonella, E. coli O157 (incluindo H7) e Listeria  sp estão disponíveis imediatamente. Já o kit para Listeria monocytogenes é esperado para o começo de 2012, sendo que a 3M continuará investindo no desenvolvimento de um portfólio completo de soluções para atender às necessidades dos clientes.

Estudos de laboratórios independentes com o 3M Molecular Detection System (MDS) buscam obter reconhecimento internacional do método, em adição aos extensos testes realizados pela 3M.

"Em nossa avaliação do ensaio de Listeria sp, apreciamos o tamanho reduzido do sistema, bem como o rápido resultado após o enriquecimento da amostra”, diz o Dr. Martin Wiedmann, professor do Departamento de Ciências Alimentícias na Cornell University, que estudou as análises do sistema com amostras colhidas de carne embalada e frutos do mar processados. "Esta solução definitivamente ilustra o potencial dos métodos isotérmicos para detecção rápida de organismos patogênicos nos alimentos."

Acompanhando o lançamento global, a divisão de Food Safety da 3M Brasil disponibilizará o produto no mercado local no início de 2012, colaborando com empresas que buscam uma solução prática, confiável e financeiramente acessível para detecção de patógenos. “Com essa nova solução, que complementa o portfólio já existente, a 3M reforça sua contribuição para o desenvolvimento do nível de qualidade e maior competitividade para a indústria de alimentos local”, declara Marcelo Leonardo, gerente de negócios de Food Safety da 3M do Brasil.

Mais informações sobre o lançamento podem ser conferidas no site: www.3M.com/3MMolecularDetectionSystem

Sobre a 3M Food Safety

A 3M Food Safety é líder em soluções inovadoras que ajudam os clientes da indústria de alimentos e bebidas a aprimorar a qualidade e a segurança dos seus produtos, protegendo suas marcas e a saúde dos consumidores. Em cada etapa, a 3M Food Safety fornece soluções que ajudam a reduzir o risco de problemas de qualidade e de segurança alimentar, além de aumentar a eficiência operacional e a melhorar os lucros da cadeia.

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas. Sua principal força é o desenvolvimento e combinação das mais de 40 plataformas tecnológicas para uma ampla gama de necessidades de seus clientes. Com US$ 27 bilhões em vendas globais em 2010, a 3M emprega cerca de 4 mil funcionários no Brasil e 80 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,4 bilhões em 2010 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br