Instituto 3M homenageia escolas participantes do Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica de 2011

O encerramento do Projeto Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica foi realizado no último dia 23.11, na Câmara Municipal, de Itapetininga. Promovido pelo Instituto 3M de Inovação Social, as escolas homenageadas receberam uma placa de Menção Honrosa e participaram de um coquetel e exposição de banners mostrando os trabalhos realizados pelos alunos integrantes do projeto.

Durante todo o ano de 2011, o Instituto resgatou a história de 11 escolas que participaram em anos anteriores, para reciclar os conceitos e conhecimentos levados pelo projeto e reforçar o comprometimento para com a responsabilidade social e ambiental junto aos alunos. Ao todo, aproximadamente 650 alunos participaram de visitas à Mata de Araucária, Mata Ciliar, Conceitos de Agro-Floresta e visita à Casa da Árvore para observação do Dossel (camada mais alta da floresta). Os temas abordados neste ano fazem referência ao Ano Internacional das Florestas, entre eles mata ciliar, agroflorestal, ciclo de nutrientes nas florestas, biodiversidade na floresta tropical, mudanças climáticas, efeito estufa, etc.

Desde 2004, quando o projeto foi levado pela 3M para a cidade e estabelecida a  parceria com o Colégio Objetivo, a iniciativa já atendeu cerca de 5 mil alunos de escolas municipais e estaduais da cidade.

Em 2012, o projeto voltará ao seu formato original, com a escolha de apenas uma escola municipal ou estadual. O objetivo é atender um número maior de crianças que poderão multiplicar as experiências adquiridas nas oficinas de reciclagens e dos conhecimentos sobre ecossistema na trilha ecológica em uma reserva da Mata Atlântica localizada no Parque Ecológico do Colégio Objetivo.

Sobre o Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto é composta por dois biólogos do Colégio Objetivo e dois funcionários da 3M, que têm como missão coordenar o trabalho educativo. Unindo teoria e prática, o projeto prevê a informação, orientação adequada e acesso a recursos naturais de alunos de escolas públicas municipais e estaduais.

A ação educacional do projeto é baseada na interatividade. Assim, os alunos são divididos em turmas que participam semanalmente de trilhas monitoradas pelo Parque Ecológico do Colégio Objetivo e que são expostas a conceitos de alimentação saudável, reciclagem e outros temas, por meio de oficinas de estudo. Informações sobre a produção de adubo sólido e líquido a partir de lixo orgânico, utilização de plantas medicinais e recuperação de ecossistemas também integram o conteúdo do Preserve o Meio Por Inteiro e Quarta Ecológica.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa promover o conceito de “tecnologia social”. Esse termo engloba as metodologias de transformação social desenvolvidas com a participação da população e aplicadas ao seu cotidiano, gerando soluções simples para a inclusão social e melhoria de suas condições de vida. A missão do Instituto 3M é descobrir e aplicar as inovações sociais que promovam o desenvolvimento social das comunidades onde a 3M do Brasil atua. Mais informações no site www.instituto3m.org.br.