3M lança Emenda Contrátil a Frio para cabos de baixa tensão

Com o intuito de tornar ainda mais seguras e práticas as instalações elétricas, a 3M do Brasil lança a Emenda Contrátil a Frio Série QI (750V – 1kV). Trata-se de uma solução simples e versátil para emendas de baixa tensão. Esta solução isola os cabos da rede elétrica e resiste a intempéries e aplicações subterrâneas. Pode ser usada para manutenções ou reparos das instalações elétricas, tanto em ambientes comerciais como industriais.

Fácil de aplicar, não necessita de ferramentas especiais e resulta em maior rapidez na instalação. “A tecnologia 3M proporcionou um material flexível e que acompanha a movimentação do cabo, tanto em curvatura quanto em dilatação e contração”, explica Cristiane Paulovich, responsável pelo desenvolvimento de negócios de energia da 3M do Brasil. “Além disso, conta com a vantagem de não precisar de calor para se conformar, como acontece com os termocontráteis”.

As Emendas Contráteis a Frio QI são constituídas por tubos isoladores de borracha EPDM, pré-expandidos, montados sobre um núcleo plástico removível e possuem Mastic incorporado nas bordas. Após o posicionamento da emenda sobre o conector, retira-se facilmente o núcleo plástico ao puxá-lo pela extremidade. O Mastic, por sua vez, tem a função de pressionar as extremidades para manter o local fechado e assim impedir a entrada de umidade, poeira ou qualquer elemento que danifique a emenda.

Com alto poder de contração e alongamento, o produto atende todo o mercado de cabos de 750V – 1kV com apenas três modelos: QI-5/16-220, QI-10/37-270 e QI-18/57-325. Dessa forma, temos uma solução completa para as seguintes especificações:

Segurança

A emenda atende a Norma Regulamentadora (NR) 10, que estabelece os requisitos mínimos de medidas de controle e sistemas preventivos para garantir a segurança dos trabalhadores que interajam com instalações elétricas; e a NR 33, que trata das especificações para trabalho em espaços confinados, ou seja, que não estão projetados para ocupação humana contínua.

O produto atende também outras normas técnicas:

• ANSI C-119.1 - resistente à umidade
  • Possui certificação RoHS 2002/95/EC
  • NBR-9513/86 - Emendas para cabos de potência isolados para tensões de até 750 V - especificação

Treinamentos 3M

Com uma grande equipe de executivos de vendas e representantes, a 3M oferece treinamentos em todo o Brasil para consumidores finais e distribuidores. Dessa forma, os usuários podem aprender a especificar, utilizar e comercializar corretamente os produtos 3M.

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas. Sua principal força é o desenvolvimento e combinação das mais de 40 plataformas tecnológicas para uma ampla gama de necessidades de seus clientes. Com US$ 27 bilhões em vendas globais em 2010, a 3M emprega cerca de 4 mil funcionários no Brasil e 80 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,4 bilhões em 2010 e conta com seis unidades fabris no país nos Estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.