Instituto 3M leva programa Projeto Massa do Bem para Ribeirão Preto

O Instituto 3M de Inovação Social está estendendo para Ribeirão Preto (SP) o Programa Massa do Bem, que será desenvolvido na cidade em parceria com a Sociedade Espírita Obreiros do Bem. O produto consiste em uma massa de pão com alto valor nutritivo utilizado para servir sopa aos moradores de rua. Além de alimentar, contribui com o meio ambiente, já que substitui embalagens descartáveis de isopor, alumínio ou plástico.

Em Ribeirão Preto, a Massa do Bem será produzida a partir deste mês pelos alunos da Sociedade Obreiros do Bem. Núcleo assistencial que existe há 30 anos, a organização recebe crianças e jovens com idades entre sete e 16 anos, oferencendo reforço escolar, atividades esportivas e oficinas profissionalizantes. Diariamente, os funcionários da Obreiros do Bem servem sopa para a comunidade local.

“A parceria com Instituto 3M é fundamental para agregar experiência à associação e promover tecnologias que possam ajudar mais pessoas. Certamente a aposta nesse projeto acrescentará valores e conhecimento aos nossos educandos”, comemora Maria Aparecida Adorno, vice-presidente da Sociedade.

O Instituto 3M já mantem a parceria para a produção da Massa do Bem com a APAE, em Campinas, e com a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, em Itapetininga, ambas no estado de São Paulo. Ao fazer as parcerias, o Instituto disponibiliza para as instituições sociais equipamentos de panificação e orientações sobre a preparação da Massa, assim como investimentos mensais que viabilizam a produção.

Massa do Bem

O projeto Massa do Bem é ganhador da primeira edição do Prêmio de Estudantes Universitários, realizado pelo Instituto 3M em 2007. A equipe da Faculdade Metrocamp de Campinas desenvolveu pequenas cumbucas de massa de pão, chamada de Emsopão, utilizadas para servir sopa aos moradores de rua.

O Instituto 3M apostou nessa idéia e contratou o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Campinas (SP), para enriquecer a massa utilizada no pão. Os estudos aprimoraram a quantidade de carboidratos, proteínas, fibras, ômega 3 e ômega 6, nutrientes que devem ser ingeridos diariamente para que haja uma alimentação completa.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela empresa localmente em 2006 e que segue política global de responsabilidade social da companhia. O Instituto 3M atua no tripé educação, saúde, meio ambiente e tecnologia social, este último um conceito ainda não é muito difundido no Brasil, que compreende  metodologias de transformação social, desenvolvidas com a participação da população e aplicadas ao seu cotidiano, gerando soluções simples para a inclusão social e melhoria de suas condições de vida. A missão do Instituto 3M é descobrir e aplicar inovações sociais que promovam o desenvolvimento social das comunidades onde a 3M do Brasil atua, gerando conhecimento por meio da formação de redes de relacionamento entre estudantes, jornalistas e funcionários da empresa. Fale com o Instituto 3M de Inovação Social pelo e-mail instituto3m@mmm.com ou visite o site www.instituto3m.org.br.