Instituto 3M inicia cursos de capacitação para jovens em Sumaré

O Instituto 3M de Inovação Social inaugurou nesta sexta-feira, 05 de agosto, as aulas de seu curso profissionalizante de Assistente de Serviço de Reparação e Pintura Automotiva. O curso, desenvolvido a partir da parceria com a Fundação Iochpe, por meio do Projeto Formare, é dedicado a 20 jovens de 16 a 18 anos de comunidades carentes do entorno da fábrica da 3M, em Sumaré. O curso será conduzido nas instalações da fábrica, de acordo com a metodologia do Projeto, com a participação de funcionários voluntários da 3M do Brasil.

Capacitar jovens de comunidades carentes para iniciar a carreira profissional é o desafio do projeto Formare, promovido pelo Instituto 3M de Inovação Social, em parceria com a Fundação Iochpe. O Formare oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda em parceria com a iniciativa privada desde 1989. Os cursos proporcionam a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm duração de um ano.

Além de beneficiar os jovens atendidos, o projeto colabora para melhorar o clima organizacional das empresas ao incentivar a atividade voluntária entre colaboradores. Durante os meses de maio e junho educadores voluntários da 3M passaram por capacitação. No caso da 3M do Brasil, funcionários de diversas áreas serão educadores voluntários para aulas complementares do curso. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

"Essa parceria é muito importante para o Instituto 3M, pois investiremos na formação profissional de modo a preparar esses jovens para o 1º emprego, contribuindo para a escolha de suas carreiras no futuro", comenta Marcelo Tambascia, presidente do Instituto 3M. Além do material didático, transporte, alimentação e uniformes, todos os alunos do curso de capacitação recebem uma bolsa-auxílio e o direito a assistência médica-odontológica.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela empresa localmente em 2006 e que segue política global de responsabilidade social da companhia. O Instituto 3M atua nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e tecnologia social, este último um conceito ainda não é muito difundido no Brasil, que compreende metodologias de transformação social, desenvolvidas com a participação da população e aplicadas ao seu cotidiano, gerando soluções simples para a inclusão social e melhoria de suas condições de vida. A missão do Instituto 3M é descobrir e aplicar inovações sociais que promovam o desenvolvimento social das comunidades onde a 3M do Brasil atua, gerando conhecimento por meio da formação de redes de relacionamento entre estudantes, jornalistas e funcionários da empresa. Fale com o Instituto 3M de Inovação Social pelo e-mail instituto3m@mmm.com ou visite o site www.instituto3m.org.br.