Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

AES Eletropaulo instala Condutor 3M ACCR para dobrar capacidade em linha de transmissão na Marginal Pinheiros


Usando o condutor 3M ACCR para linhas de transmissão aéreas, a AES Eletropaulo mais do que duplicou a capacidade da linha de transmissão de energia que passa por uma região de alta densidade demográfica de São Paulo (SP), sem a necessidade de torres maiores ou de ampliação da faixa de servidão.

AES Eletropaulo instalou o Condutor 3M ACCR na sua configuração de fios compactos na linha Bandeirante-Itaim de circuito duplo de 88-138kV, instalada paralela ao Rio Pinheiros e à Marginal Pinheiros.  A região servida por esta linha de transmissão destaca-se por sua importância econômica não só em São Paulo, mas no Brasil como um todo.

A AES Eletropaulo, uma unidade da AES Corporation, é a maior distribuidora de eletricidade na América Latina, servindo cerca de 6,2 milhões de clientes, ou mais de 20 milhões de pessoas, na região metropolitana de São Paulo, sétima maior metrópole do mundo.

A concessionária passa a ser a quinta no Brasil, e a sexta na América do Sul, a implantar o Condutor 3M ACCR (Condutor em Alumínio Reforçado por Compósito). Como tem baixo peso e baixa flecha, o sistema evita a construção de novas torres e problemas logísticos, permitindo ampliações em áreas densamente povoadas ou ambientalmente sensíveis ao aumento da capacidade.


Segundo o gerente de engenharia da concessionária, Itamar Sene, a construção de torres maiores para suportar um aumento de capacidade utilizando condutores com alma de aço convencionais representaria potenciais problemas relacionados tanto à interrupção do tráfego rodoviário quanto à perturbação do leito do rio Pinheiros. "O condutor 3M ACCR ofereceu a melhor solução para a conclusão deste importante projeto de forma eficiente e econômica, com o mínimo impacto sobre o meio ambiente", disse Sene.

Fornecendo, pelo menos, o dobro da capacidade de transmissão que os condutores convencionais de tamanho similar, o Condutor 3M ACCR está ajudando concessionárias a atender às novas demandas exigidas na rede elétrica sem a necessidade de construções caras e/ou potencialmente problemáticas, ou a necessidade de aquisição de novas faixas de servidão.

Seis outros empreendimentos no Brasil das empresas: Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – ISA CTEEP, CPFL Energia e EDP Bandeirante empregaram o Condutor 3M ACCR em aplicações de aumento de capacidade que incluem travessias de rios, comunidades densamente povoadas e áreas de sensibilidade ambiental.  Empresas de energia na China, Índia, Canadá e França, além de mais de 20 concessionárias dos EUA e outros lugares do mundo, também utilizaram o Condutor 3M ACCR em aplicações semelhantes.

Claudia Costa Dominguite, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina para o Condutor de alta capacidade, diz que o uso crescente do 3M ACCR é internacional, “Especialmente nos países cujas economias e necessidade de aumento de capacidade de transmissão de energia elétrica estão em rápida expansão”. Segundo ela, este condutor se tornou a primeira escolha confiável para aumento de capacidade onde construções novas poderiam trazer obstáculos sociais, econômicos e regulatórios. “É uma solução avançada, confiável, versátil e tecnologicamente comprovada.”

Mais informações sobre o condutor 3M de alta capacidade está disponível em www.3M.com.br/accr.

Sobre a 3M

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas. Sua principal força é o desenvolvimento e combinação das mais de 40 plataformas tecnológicas para uma ampla gama de necessidades de seus clientes. Com US$ 27 bilhões em vendas globais em 2010, a 3M emprega cerca de 4 mil funcionários no Brasil e 80 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,4 bilhões em 2010 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. Para mais informações, visite o site www.3m.com.br.

Sobre a AES Eletropaulo

AES Eletropaulo distribui energia para 24 municípios da região Metropolitana de São Paulo - incluindo a cidade de São Paulo - que todos juntos significam mais do que 20 milhões de pessoas. Sua concessão compreende 4, 526 km ² de área e corresponde à região mais importante sócio-econômico do país, com 6,2 milhões de unidades consumidoras. No consumo e receitas, a Eletropaulo é a maior distribuidora de eletricidade na América Latina.