Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map
Company Information

A 3M do Brasil

Desde que se instalou na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, em 9 de abril de 1946, sob a razão Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda., a empresa logo atingiu o seu primeiro marco. A fita adesiva lançada em 1946 fez tanto sucesso que a marca Durex tornou-se um substantivo comum para fita adesiva usado até hoje. A primeira filial de vendas da empresa no Brasil foi inaugurada em 1948, no Rio de Janeiro.

Em 1954, a empresa transferiu-se para a cidade de Sumaré (SP), iniciando a fabricação dos primeiros produtos abrasivos da empresa: lixas de papel. Nos anos 60, foram inauguradas as filiais de vendas em Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Brasília, Curitiba e em outras cidades no Paísl. A produção de fotocopiadoras, fitas magnéticas e materiais refletivos passou a ser realizada na fábrica recém-inaugurada na cidade de Ribeirão Preto (SP), em 1975.

Em 1977, foi apresentada ao mercado a fita para fraldas Baby FixMR, um produto desenvolvido 100% no Brasil, e em 1981 tiveram início as operações na nova unidade da empresa, em Itapetininga (SP), dedicada ao tratamento de papéis para o dorso de fitas adesivas e fabricação de produtos para segurança. Para melhorar o relacionamento com seus clientes e consumidores a subsidiária brasileira implantou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (Linha Aberta 3M) em 1991 e o Serviço de Atendimento ao Cliente em 1992.

O segundo Maker - equipamento de produção - de Abrasivos foi inaugurado em 1995, transformando a 3M do Brasil na mais moderna subsidiária da companhia em funcionamento na época. Em 1997, a empresa foi indicada, pela primeira vez, no Guia Exame, como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar, em reconhecimento às práticas e iniciativas da companhia na gestão de recursos humanos.

Com o objetivo de disponibilizar em um único local suas tecnologias e soluções para a indústria nacional, a 3M do Brasil inaugurou em 2005 o primeiro Centro Técnico para Clientes (CTC) da América Latina, na unidade de Sumaré, reunindo no local 17 laboratórios técnicos.

Em maio de 2005, o grupo 3M Company adquiriu as operações globais da Cuno – empresa multinacional especializada em filtração. Esta aquisição representa a ampliação de atividades do grupo 3M Company no Brasil, pois a Cuno tem unidade instalada em Mairinque (SP).

Em 2006, foi inaugurado o Instituto 3M de Inovação Social, organismo voltado para a descoberta e aplicação de inovações sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento social. Nesse mesmo ano, a 3M do Brasil fez sua primeira aquisição no País com a compra da divisão de Segurança da POMP - Produtos Hospitalares e Segurança do Trabalho Ltda., empresa que tem sede em Cachoeirinha, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) e é fornecedora de protetores auriculares e outros produtos para a proteção individual do trabalhador, como óculos de segurança e creme para as mãos de uso profissional.

As atividades na unidade de Manaus (AM) tiveram início no primeiro semestre de 2007, com a produção de fitas especiais para área industrial e para o mercado de consumo, além de respiradores elastoméricos, do setor de segurança do trabalho.

No segundo semestre de 2007, a 3M do Brasil anunciou sua segunda aquisição no país com a empresa Abzil Indústria e Comércio Ltda, do segmento de produtos ortodônticos, complementando a linha de produtos da 3M Unitek. A Abzil, com sede em São José do Rio Preto (SP), produz localmente brackets, bandas, tubos e fios ortodônticos.

Links relacionados