Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal null
Company Information

Responsabilidade Social

 

Para a 3M do Brasil, ser uma grande empresa não é somente desenvolver novos produtos, ampliar negócios, estreitar relacionamentos com nossos clientes e valorizar nossos funcionários, mas também tornar realidade idéias – matéria-prima de nossa empresa – que contribuam para o desenvolvimento das comunidades, para a melhoria da educação e para a propagação da cultura. Acreditamos que ser socialmente responsável não é somente apoiar ou patrocinar projetos, mas participar ativamente do desenvolvimento das comunidades onde atuamos, ensinando e aprendendo.

Missão social: Ser um agente catalisador e parceiro das comunidades, dividindo fontes de recursos por meio de contribuições e envolvimento dos nossos funcionários.

Programa de Voluntários 3M

O Programa de Voluntários 3M está alinhado a dois dos nossos valores corporativos: 1 – respeito ao ambiente físico e social e, 2 – ser  uma empresa onde os funcionários tenham orgulho em trabalhar. Em razão disso, o principal objetivo do Programa de Voluntários é a mudança de foco do significado de trabalho voluntário, entendido por muitos como assistencialismo, para a criação e sedimentação de uma cultura de cidadania, com o desenvolvimento social dos nossos funcionários e das comunidades em que a empresa atua.

A 3M acredita que oferecendo meios e oportunidades para transformar nossos funcionários em voluntários, está contribuindo para a formação de cidadãos socialmente conscientes. Acredita também que estes funcionários podem se tornar mais motivados e comprometidos com o trabalho, já que a prática de ações de boa cidadania reforça o espírito de equipe.

 O Programa de Voluntários tem como compromissos:

  • Encorajar os funcionários a atuarem como voluntários nas comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
  • Suportar as atividades do Grupo de Voluntários divulgando informações dentro e fora da empresa, e disponibilizando recursos físicos e materiais.
  • Reconhecer iniciativas e nossos funcionários como voluntários.
  • Promover o bem-estar e orgulho dos voluntários 3M, refletindo em um ambiente de trabalho positivo.
  • Contribuir para o aprimoramento da habilidade de trabalho em equipe.

Instituto 3M de Inovação Social

Com a necessidade de expandir soluções sociais, a 3M lançou em 2006 o Instituto 3M de Inovação Social, cujo principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde a 3M do Brasil atua por meio de incentivos para o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia social. Conheça o Instituto 3M de Inovação Social e a Política de Patrocínios e Contribuições.

 

Projetos Sociais

3M Preserve o Meio por Inteiro 

Lançado em 1989, o programa dedica-se ao estímulo da educação ambiental nas escolas públicas municipais e particulares, incentivando professores e alunos a estudarem temas relacionados ao meio ambiente, a sua importância e preservação. O estudo envolve o desenvolvimento de atividades criativas, dinâmicas e que promovam a integração entre professores, coordenadores, alunos e familiares.
O programa, realizado em parceria com as secretarias de educação dos municípios e dirigentes de escolas particulares, é adaptado às realidades e necessidades de cada região. Durante o ano de 2010 foi desenvolvido nas cidades de Sumaré (SP) e Itapetininga (SP), localidades onde estão instaladas unidades da 3M.

Massa do Bem

A Massa do Bem é uma tecnologia social vencedora da primeira edição do Prêmio de Estudantes Universitários (2007) do Instituto 3M de Inovação Social, desenvolvida por alunos da universidade Metrocamp de Campinas (SP).

O projeto “Massa do Bem” propõe substituir vasilhas de isopor, plásticos ou outros materiais que acondicionam sopa, servidas para moradores de rua, por uma cumbuca feita de massa de pão. A pedido do Instituto 3M a receita foi estudada pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e recebeu melhorias que a tornou mais nutritiva e saudável.

O Instituto 3M disponibilizou a receita para seus parceiros sociais e investiu na instalação de pequenas oficinas de panificação nestas instituições. Atualmente a APAE Campinas prepara semanalmente cerca de 300 cumbucas da Massa do Bem e direciona para a Casa da Cidadania, que as utiliza na alimentação de moradores de rua, fazendo com que o projeto complete um ciclo de cidadania.

A Massa do Bem também está presente em Itapetininga, onde é elaborada pela Associação Nossa Senhora Rainha da Paz e servido pela entidade Toca de Assis para moradores de rua da mesma cidade. Em 2011 passa a ser produzida pela instituição “Obreiros do Bem”, de Ribeirão Preto (SP), que destinará as cumbucas para parceiros locais.

Escola de Funilaria 3M


Realizado em parceria com a instituição Cidade dos Meninos de Campinas (SP), o projeto propõe a inclusão social de adolescentes em situação de risco por meio do oferecimento de cursos semestrais e anuais de funilaria e pintura. Desde a fundação da escola em 1995, a 3M contribui com produtos para reparação automotiva e com recursos financeiros, contando com parcerias para a capacitação dos professores das oficinas de funilaria e para a estruturação dos cursos.


Além de promover a inclusão social, o projeto contribui para que a instituição cumpra os objetivos de acolher e abrigar estes adolescentes, oferecendo-lhes oportunidades para a formação pessoal e profissional, tornando-os capazes para ingressarem no mercado de trabalho. Dezenas de alunos formados por esse curso são contratados pelo mercado de trabalho, com o apoio da 3M, que atua neste mercado.

Formare - educação profissionalizante em Reparação Automotiva

Projeto da Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas de grande e médio porte, oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda com idades entre 16 e 18 anos. Os cursos do Formare proporcionam a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm a duração de aproximadamente um ano. As aulas são ministradas pelos próprios funcionários voluntários, sob a coordenação do Formare, nas instalações das empresas participantes.

A parceria feita pela 3M com o Formare visa o desenvolvimento do curso de Reparação Automotiva para 20 alunos de Sumaré, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional destes jovens de baixa renda.


Vantagens de permanecer na escola  - Junior Achievement

As "Vantagens de Permanecer na Escola" é uma iniciativa da AMCHAM Campinas (SP) desenvolvido pela Junior Achievement. O programa é destinado a alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º a 3º anos do Ensino Médio.  No projeto “Vantagens de Permanecer na Escola”, funcionários voluntários da 3M participam de atividades em instituições públicas de ensino para interação com alunos e incentivo aos estudos.

O objetivo é conscientizar os estudantes, por meio de atividades lúdicas (workshops), a importância da educação e o combate à evasão escolar, integrando o conceito de empregabilidade aos conceitos de educação e qualificação profissional.


Hospital Pequeno Príncipe


O Instituto 3M e a 3M do Brasil são parceiros do projeto "Família Participante", do Hospital Pequeno Príncipe desde 2009. O objetivo do projeto é possibilitar que a criança hospitalizada tenha um acompanhante da sua família durante o tempo em que estiver em tratamento.

O complexo Pequeno Príncipe iniciou suas atividades em 1919 na cidade de Curitiba (PR) e atua na área de assistência hospitalar, ensino, pesquisa e mobilização social. É formado pelo Hospital de Crianças César Pernetta, Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

 

Reconhecimentos

2009 – O Instituto 3M recebe o Prêmio Equilibrista do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) de Campinas, na Categoria Responsabilidade Social

2008 - 100 melhores empresas em cidadania corporativa segundo pesquisa da Gestão e RH Editora

2000 a 2006 – A 3M vem sendo reconhecida como Empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

2003 – Guia de Boa Cidadania Corporativa, da Revista Exame pelo Projeto 3M Preserve o Meio por Inteiro.

2003 – A 3M foi selecionada e indicada para a certificação de Empresa Legal, selo de qualidade conferido pela ONG Instituto Motiva de Educação Comunitária e Desenvolvimento Local.

2003 – Menção honrosa ao projeto 3M Preserve o Meio por Inteiro, inscrito na categoria Preservação do Meio Ambiente do prêmio LIF - promovido pela Câmara do Comércio Brasil-França.

2002 – Prêmio Balanço Ambiental – Interior Paulista, realizado pela Gazeta Mercantil e CPFL para o projeto 3M Preserve o Meio por Inteiro.

2002 – Guia de Boa Cidadania Corporativa da Revista Exame pela prática do Voluntariado entre os funcionários da 3M.

2001 – Certificado especial de participação na 19ª edição do Prêmio ECO, da Câmara Americana do Comércio.

2000 – Guia de Boa Cidadania Corporativa, da Revista Exame pelo projeto Escola de Funilaria e Pintura 3M na Cidade dos Meninos.

1999 – Prêmio Excelência Empresarial para o Melhor Projeto Sócio-Ambiental, conferido pela Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Campinas.

1997 – 3M é eleita a empresa mais solidária da região de Campinas pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac).