Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map
Company Information

Responsabilidade Ambiental

 

Respeitar o meio ambiente faz parte dos valores da empresa, e praticar ações que resultam na preservação ambiental também é parte da cultura da corporação. A 3M acredita que por meio de seus recursos e de seus funcionários pode contribuir para a conscientização de outras empresas e pessoas sobre a importância do uso racional das reservas de energia e das matérias-primas utilizadas no dia-a-dia da empresa.

Ao longo dos anos, a 3M tem demonstrado sua preocupação e postura consciente com relação à preservação do meio ambiente. Pioneira, a empresa estabeleceu em 1975 programas e políticas ambientais que desde então refletem o posicionamento da companhia no mercado como uma empresa ética, consciente e ambientalmente responsável. Com altos investimentos no desenvolvimento de tecnologias para tratamento do lixo industrial, reciclagem de produtos e prevenção à poluição, a 3M consegue obter soluções práticas e eficientes para a proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e das comunidades em que atua.

A Política Corporativa de Meio Ambiente, emitida em 1975, é válida para todas as fábricas da companhia no mundo, e declara que a 3M reconhecerá e exercerá sua responsabilidade para:

  • Solucionar os seus problemas de poluição ambiental.
  • Prevenir a poluição na fonte, onde e quando possível.
  • Desenvolver produtos que tenham o mínimo efeito no meio ambiente.
  • Conservar os recursos naturais por meio da prática de reciclagem e outros métodos apropriados.
  • Assegurar que suas instalações e produtos suportam e estão de acordo com os regulamentos das agências ambientais.
  • Apoiar, sempre que possível, agências governamentais e organizações oficiais que defendem a preservação ambiental.

Seguindo a política ambiental corporativa da companhia, a 3M do Brasil cumpre as normas internas, inclusive as que, eventualmente ainda hoje não estejam previstas na legislação ambiental brasileira, mas que possivelmente serão no futuro. Um exemplo desta postura é o controle do lançamento de solventes na atmosfera, com a implantação de processos de fabricação que não utilizam este produto, sobre o qual ainda não existe legislação no Brasil.

Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional

"As empresas 3M do Brasil, 3M Manaus Indústria de Produtos Químicos, Cuno Latina e Abzil Indústria e Comércio, fabricantes de produtos nos segmentos de Serviços de Segurança e Proteção, Elétrico & Comunicações, Industrial & Transportes, Consumo & Escritório, Displays & Gráficos e Cuidados da Saúde, destinados ao mercado local e de exportação, buscam:

- Proporcionar aos que nelas atuam um local de trabalho seguro, saudável e com responsabilidade ambiental e social.
- Analisar seus processos para determinar seus impactos e riscos significativos, buscando solucionar problemas por meio da melhor tecnologia viável, tendo o compromisso com a melhoria contínua.
- Preservar sempre os recursos naturais, sendo pró-ativa, prevenindo e corrigindo poluição na fonte e trabalhando sempre na prevenção de lesões e doenças ocupacionais.
- Assegurar que nossas fábricas e produtos atendam toda a legislação municipal, estadual e federal e estejam em conformidade com outras obrigações aplicáveis.
- Assistir, sempre que possível, as agências governamentais engajadas em atividades de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
- Treinar os funcionários para exercer seus deveres e responsabilidades, desenvolvendo programas que promovam o comprometimento de todos com esta política.
- Promover a Análise Crítica periódica desta política, bem como do Sistema de Gestão, responsabilizando a liderança pela priorização destas atividades."

Preservação da Água

Os efluentes utilizados nos processos de fabricação dos produtos são enviados para as estações de tratamento de efluentes – ETE – das unidades 3M de Sumaré e de Ribeirão Preto. Depois de serem devidamente tratados e avaliados com relação ao atendimento aos requisitos legais estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), são descartados em corpos d'água. Os efluentes também podem ser enviados a ETEs municipais, como acontece na unidade 3M de Itapetininga.

A companhia implementou diversos projetos que visam à otimização da utilização da água nos processos de manufatura e nas instalações da empresa, ao mesmo tempo em que possibilitam o atendimento eficiente ao crescimento da capacidade produtiva sem aumento na captação de água, coletada, atualmente, nas lagoas e poços artesianos das unidades da 3M no Brasil.  Como exemplo, um dos projetos visa o aumento da reutilização do efluente tratado, por meio do processo de osmose reversa.

Programa de Redução e Segregação de Resíduos

Outra grande preocupação da 3M com relação ao meio ambiente é o destino que é dado aos resíduos industriais – os lixos industriais, que são as sobras de materiais dos processos de produção, como embalagens de papelão, plásticas ou metálicas, ou produtos fora de especificação. Assim, para garantir o cumprimento de uma postura ambientalmente correta, a empresa investe na implantação de um projeto que gerencia o destino destes resíduos, visando, sempre que possível, a reciclagem destes materiais. O grande diferencial deste projeto é a participação dos funcionários, elementos fundamentais para a eficácia do processo, já que as atividades de segregação começam nas fontes geradoras.

Além disso, depois de segregado, o lixo é enviado para uma área de preparação e destinado às empresas de reciclagem. O que não pode ser reciclado é enviado para disposição adequada em aterro sanitário, co-processamento ou incineração.

Normas e Certificações

Todo o trabalho realizado pela empresa, global e localmente, está inserido em seu sistema de gerenciamento de EHS - Environmental, Health ans Safety (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) e atende às normas e orientações destes setores.

No Brasil a implantação do SIG - Sistema Integrado de Gestão, para os sistemas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, garante o cumprimento dos objetivos.

O SIG é um sistema que integra os requisitos das normas ISO 9001 (QS9000 – GMP – Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão de Qualidade Ambiental), bem como os elementos de outros sistemas de gestão.

O resultado da implantação do SIG é a unificação dos requisitos comuns às três normas, reduzindo significativamente o número de procedimentos, instruções de trabalho e registros, como também a manutenção do sistema. Um dos benefícios mais relevantes do SIG é a conscientização dos funcionários para aspectos ambientais e de segurança no trabalho, uma vez que passam a fazer parte do processo de melhoria de qualidade dos produtos e serviços da empresa.

Metas e Objetivos Globais (até 2015)

  • Reduzir 15% da geração de resíduos
  • Reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis
  • Reduzir 15% do consumo de energia
  • Melhorar o índice de eficiência de utilização de matéria-prima

Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto

A 3M também dedica esforços e investimentos para o Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (Lyfe Cycle Management - LCM). Em vez de somente se preocupar com o processo de fabricação para controlar os efeitos ambientais, de saúde, de segurança e de energia, o objetivo agora é considerar o ciclo de vida inteiro do produto, desde o seu desenvolvimento, o uso e o descarte pelo cliente. A 3M adotou a Política de Gerenciamento do Ciclo de Vida que requer de todas as unidades de negócio da companhia revisões de LCM para todos os novos produtos e para produtos existentes, que devem ser terminadas até 2010.