Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Condições da Pele

A extensa linha de produtos da 3M tem como objetivo simplificar e melhorar a saúde da pele e o tratamento de feridas, tanto as graves quanto as crônicas. Estes produtos oferecem soluções rentáveis e tem o respaldo dos serviços educativos, suporte técnico e profissional, além de pesquisa e desenvolvimento contínuos.


Cuidados da Pele Úlceras por Pressão

Cuidados da Pele

A manutenção da integridade da pele é um processo complexo e sem os cuidados e tratamento apropriados, as lesões causadas por agentes mecânicos, químicos, biológicos, vasculares e alérgicos podem levar a conseqüências que põem em risco a própria vida. Com muita freqüência, somente se percebe a atenção que a pele necessita quando sua integridade já está comprometida.

Pele saudável

Condição Clínica: Pele saudável

Todos os tipos de pele precisam de limpeza e hidratação. Fatores como ressecamento, envelhecimento, clima seco, tipos de sabonete, desidratação, medicamentos e algumas enfermidades, aumentam o risco de lesões cutâneas.

Pele Seca

Condição Clínica: Pele Seca

O ressecamento da pele pode ser causado por ambientes com baixa umidade, hidratação inadequada, uso de produtos que ressecam a pele (como sabonetes) ou outras condições médicas. Normalmente apresenta escamação e provoca coçeiras e ardência. O médico deverá ser consultado quando o ressecamento for grave ou persistente mesmo com uso de hidratantes.

Calo

Condição Clínica: Calo

O calo é um acúmulo de pele seca, muitas vezes sem cor, resultante da exposição repetida à pressão e atrito..

Nota: Não cortar, lixar ou raspar os calos de diabéticos. O tratamento dos pés deverá ser feito por um podologista ou pessoa especializada. Possivelmente será indicado o uso de calçados ortopédicos.

Irritação cutânea ao redor do cateter

Condição Clínica: Irritação cutânea ao redor do cateter

A irritação ao redor do catéter geralmente é causada pela exposição a líquidos corporais, como a drenagem gástrica, da bexiga ou de feridas. O eritema (vermelhidão) é um sinal precoce. É fundamental prevenir, principalmente nos casos em que a substância irritante é muito corrosiva, já que a lesão cutânea pode evoluir rapidamente e se transformar em escoriação ou numa lesão de tecido mais profunda.

Dermatite associada à incontinência

Condição Clínica: Dermatite associada à incontinência

A exposição à umidade e outros fatores irritantes como a mudança no pH da pele e o atrito podem causar inflamação e irritação. Quanto ao grau da lesão, pode variar entre eritema (vermelhidão), erupções e lesões cutâneas graves de espessura parcial.

Lesão cutânea associada à umidade

Condição Clínica: Lesão cutânea associada à umidade

A lesão cutânea associada à umidade é uma "inflamação e erosão da pele causadas pela exposição prolongada a diversas fontes de umidade, inclusive urina e fezes, transpiração, secreção de feridas, muco e saliva".

* A lesão pode aumentar devido à interação da fricção e a umidade, e pode representar um problema sério na região sacrococcígea (coluna lombar e cóccix) ou nas dobras da pele.

Prevenção:
Use os produtos sugeridos abaixo.

Maceração

Condição Clínica: Maceração

A hidratação excessiva da pele dá lugar a uma maior permeabilidade e um abrandamento da epiderme (camada externa da pele). A pele está úmida, macia e torna-se branca ou cinza. Este é um tipo de lesão cutânea associada à umidade, e normalmente pode aparecer nas bordas de uma ferida (e pode atrasar a cicatrização), entre as dobras do corpo e como consequência da incontinência urinária por um longo período.

Lesão cutânea periestomal

Condição Clínica: Lesão cutânea periestomal

A irritação química causada pela exposição à urina ou fezes e as lesões provocadas pelas fitas adesivas são os problemas cutâneos mais frequentes associados a bolsas urinárias ou fecais (ostomias). Assim, para manter a saúde da pele periestomal, é fundamental utilizar um sistema de bolsas apropriado que se adapte corretamente. As lesões cutâneas também podem ser prevenidas prestando a devida atenção na preparação e proteção da pele. As enfermeiras especializadas em feridas, ostomias e continência possuem conhecimento e capacitação no cuidado com as bolsas e podem prestar assistência na escolha das mesmas, resolução de problemas e tratamento de doenças de pele.

Traumatismo no local da traqueostomia

Condição Clínica: Traumatismo no local da traqueostomia

Nos locais onde foi realizada uma traqueostomia podem surgir situações desafiadoras tanto para o médico quanto para o paciente. Entre os problemas mais frequentes estão o comprometimento da integridade da pele causada pela umidade excessiva gerada pela drenagem das secreções da ferida e pela transpiração (outro exemplo de lesão cutânea associada à umidade), e pela pressão e atrito produzidas pelo colar de traqueostomia e fitas adesivas para estabilizar o tubo. Estes problemas podem causar dor intensa e aumento do risco de contaminação e infecção da ferida.

Traumatismo causado por fitas adesivas dos curativos

Condição Clínica: Traumatismo causado por fitas adesivas dos curativos

O traumatismo causado pelas fitas adesivas (abrasão cutânea e bolhas causadas pela pressão) é um dos problemas mais frequentes associados ao uso de esparadrapos. Muitas destas lesões podem ser prevenidas tomando-se o devido cuidado na preparação e proteção da pele, escolhendo, aplicando e removendo corretamente as fitas e o curativo.

Lesão cutânea por radiação

Condição Clínica: Lesão cutânea por radiação

Muitos pacientes que recebem radioterapia sofrem algum tipo de reação cutânea. Antes de usar qualquer produto para tratamento da pele, consulte o médico responsável pela radioterapia.

Úlceras por Pressão

As úlceras por pressão são uma alteração observável relacionada com a pressão da pele intacta cujos indicadores, em comparação com o tecido adjacente ou com a área oposta do corpo, podem incluir mudanças em um ou mais dos seguintes fatores: temperatura da pele (quente ou fria), consistência do tecido (firme ou solto) e/ou sensação (dor ou coceira). A úlcera aparece como uma área definida de uma vermelhidão persistente na pele levemente pigmentada, enquanto que em tonalidades de pele mais escura, a úlcera pode aparecer com matizes persistentes de cor vermelha, azul ou roxa.

Etapa 1 da Úlcera por Pressão

Condição Clínica: Etapa 1

Uma úlcera por pressão na Etapa I é uma alteração observável relacionada com a pressão da pele intacta cujos indicadores, em comparação com o tecido adjacente ou com a área oposta do corpo, podem incluir mudanças em um ou mais dos seguintes fatores: temperatura da pele (quente ou fria), consistência do tecido (firme ou solto) e/ou sensação (dor ou coceira). A úlcera aparece como uma área definida de uma vermelhidão persistente na pele levemente pigmentada, enquanto que em tonalidades de pele mais escura, a úlcera pode aparecer com matizes persistentes de cor vermelha, azul ou roxa.

 

Etapa 2 da Úlcera por Pressão

Condição Clínica: Etapa 2

Perda parcial da espessura da pele envolvendo a epiderme, a derme ou ambas, mas não através da pele (derme). Pode aparecer como uma abrasão, uma bolha ou uma cratera superficial.

 

Etapa 3 da Úlcera por Pressão

Condição Clínica: Etapa 3

Perda total da espessura da pele envolvendo dano ou necrose do tecido subcutâneo que pode se estender até, mas não através de, a fáscia subjacente. A úlcera se apresenta clinicamente como uma cratera profunda com ou sem prejuízo para os tecidos adjacentes. Também se usa para cirurgias abertas e feridas traumáticas.

 

Etapa 4 da Úlcera por Pressão

Condição Clínica: Etapa 4

Perda total de espessura da pele com extensiva destruição, necrose de tecidos ou dano em músculos, ossos ou estruturas de suporte, ou seja, tendões e cápsula articular. Enfraquecimento e fístulas (túneis) podem estar associadas com as úlceras da etapa 4. Também se aplica para feridas cirúrgicas abertas ou traumáticas.



Ver vídeos sobre produtos

Ver vídeos sobre produtos Aprenda as técnicas mais recentes sobre os usos, aplicação e remoção de nossos produtos


Soluções Integradas para Saúde

Soluções Integradas para Saúde Clique aqui e conheça os Programas de Certificação da 3M