Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Seletor de Vestimentas de Segurança

Fazendo a escolha certa da sua vestimenta de segurança

Veja abaixo algumas explicações para a escolha correta das Vestimentas de Segurança 3M.

O que é CA?

O Certificado de Aprovação (CA) é obrigatório para todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) segundo a NR 6, ele é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para EPIs que atendam as normas vigentes no Brasil.

No caso de vestimentas de proteção, as amostras são encaminhadas para um laboratório credenciado no MTE que emitirá um laudo com os resultados das amostras nos testes de desempenho. Através desse laudo o MTE emite o CA e indica a proteção para a qual a vestimenta é indicada.

O que é NR 6?

A Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6) publicada pelo MTE foi escrita de forma que define o que é EPI e também direciona o papel de cada um e atribui responsabilidades no que se refere a equipamentos de proteção individual.

Essa NR lista os tipos de EPIs e a proteção que cada um deles pode oferecer ao usuário. Ela deve ser seguida por empregadores, trabalhadores, fabricantes e importadores.

Quando o uso de vestimentas é necessário?

Quando o trabalhador estiver exercendo sua atividade em um ambiente contendo poeiras, névoas, respingos, spray leve e contaminantes biológicos que possam vir a causar danos à sua saúde.

Como é feita a seleção adequada da vestimenta?

A seleção da Vestimenta de Proteção deve ser feita baseando-se nos riscos ao que o trabalhador está exposto. O primeiro passo crítico em desenvolver um programa de saúde e segurança abrangente é identificar os riscos à saúde no local de trabalho. Esse processo é conhecido como “análise de riscos”.

O empregador deve analisar o local de trabalho e determinar se o risco presente requer o uso de Vestimentas de Proteção, antes de distribuir os EPIs aos trabalhadores. Uma análise de riscos conduzida adequadamente identifica as atividades de rotina e fora da rotina e tarefas que possuem maior risco de exposição ao corpo.

Quais os tipos existente de Vestimentas de Proteção?

A norma ISO 16602 classifica as Vestimentas de Proteção em seis tipos, cuja designação é baseada no estado físico do perigo conforme abaixo:

  • Tipo 1:

    Vestimenta de Proteção resistente a gases/vapores químicos.

  • Tipo 2:

    Vestimenta de Proteção não estanque a gases.

  • Tipo 3:

    Vestimenta de Proteção resistente a líquidos.

  • Tipo 4:

    Vestimenta de Proteção resistente a líquidos pulverizados (spray).

  • Tipo 5:

    Vestimenta de Proteção resistente a partículas sólidas químicas transportadas pelo ar.

  • Tipo 6:

    Vestimenta de Proteção química com proteção limitada contra líquidos químicos.