Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Massa do Bem

Tecnologia Social vencedora da primeira edição do Prêmio de Estudantes Universitários em 2007, desenvolvida por alunos da Metrocamp de Campinas.O projeto propõe trocar vasilhas de isopor, plásticos ou outros materiais que acondicionam sopa por uma cumbuca feita de massa de pão. A receita foi estudada pelo Instituto 3M e melhorada pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), tornando-a mais nutritiva e saudável. Hoje, a Casa da Cidadania de Campinas recebe, semanalmente, essas massas preparadas pelos alunos da APAE da cidade, fazendo com que o projeto complete um ciclo de cidadania.
O projeto também foi levado para a cidade de Itapetininga, onde é confeccionado pela Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, e em Ribeirão Preto em parceira com a entidade Obreiros do Bem , onde envolve crianças e os adolescentes atendidos pela instituição no preparo das cumbucas em conjunto com o programa educacional “ Profissionais da Gastronomia”.


Receita
Ingredientes
1 quilo de farinha de trigo
1 xícara de farinha de soja torrada
1 colher de óleo de soja
8 ovos
2 colheres de sopa rasas de sal
1 1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de fermento biológico instantâneo
Modo de preparo
Amassar e bater a gordura, sal e açúcar.
Adicionar os ingredientes secos e por último o fermento biológico. Assar em forno quente até a massa dourar, completamente.
A receita rende 5 cumbucas de aproximadamente 260 gramas cada, e pode ser guardada durante 5 dias.
Informações adicionais: alto valor nutricional - 263 gramas da massa equivalem a 1.000 kcal, metade da IDR de proteínas diárias necessárias e fibras. Contém ainda Omega 3 e Omega 6, com benefícios antioxidantes.
Nosso desejo é propagar a receita. Passe-a adiante e ajude a combater a fome.