Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Estudantes

Instituto 3M realizou o 5º Prêmio para Estudantes Universitários
Estudantes de todo o Brasil participaram  com 150 inscrições de  75 IES sendo 63% públicas.

 Com o objetivo de identificar a criação de tecnologias sociais inovadoras voltadas para a promoção da saúde, educação e meio ambiente, o Instituto 3M abriu inscrições para a 5º edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. Que premiou, em parceria com a AlfaSol e o UniSol, o projeto vencedor com até R$ 30 mil em apoio financeiro, durante um ano, para viabilizar sua implementação. As inscrições foram até 3 de dezembro de 2012.

 “Reconhecer e incentivar os trabalhos acadêmicos que mostrem a importância da transformação social no País é o nosso principal objetivo”, explica Marcelo Tambascia, presidente do Instituto 3M de Inovação Social. “Todo ano são apresentadas excelentes propostas, cada vez mais completas, para melhoria da qualidade de vida das comunidades”, afirma.

Inscreveram-se estudantes universitários de todo o Brasil e de qualquer curso de graduação. Os projetos poderiam ser inscritos individualmente ou em equipe e deveriam contar com a orientação de um docente em exercício da mesma Instituição de Ensino Superior (IES), que terá a responsabilidade de acompanhar e orientar o participante e/ou a equipe.

Para Gabriel Fernandes dos Santos, estudante que fez parte da equipe vencedora do 4º Prêmio Instituto 3M, em 2011, “participar do Prêmio é muito importante para nós, estudantes, pois podemos nos inserir em uma cultura diferente”. Segundo ele, é uma experiência que contribui para a formação profissional e pessoal. “Trata-se de um projeto participativo que agrega experiência para toda a vida”, finaliza o universitário. E nesse ano o projeto vencedor foi o Projeto Avaliação do conforto térmico de um ambiente construído com materiais recicláveis

Autor: Cineide de Siqueira.
Orientadores:
Profa. Dra. Camila Pires Cremasco Gabriel.
Prof. Dr. Luís Roberto Almeida Gabriel Filho.
Prof. Ms. Daniel dos Santos Viais Neto.
IES: FATEC de Presidente Prudente - SP.
Projeto: Construir um espaço piloto na FATEC de Presidente Prudente com materiais recicláveis onde o principal material a ser utilizado serão as garrafas de PET’s, para realizar a analise do custo, acústica e conforto térmico utilizando a lógica fuzzy. Após a construção será dado inicio a uma serie de palestras e eventos onde pretende-se propor este tipo de construção em assentamentos da região e em comunidades com baixa renda, como uma alternativa econômica e ambientalmente correta.

 

Realizado em parceria com a AlfaSol e o UniSol, o concurso foi divulgado nas IES de todo o país e em mídias sociais.

 UniSol/ Assessoria de Comunicação:

Priscila Pires – priscilacp@alfasol.org.br – 11 3372 4377

Tarsila Almeida – tarsilaa@alfasol.org.br – 11 3372 4306