Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

 

Requisitos de Entrega

A 3M do Brasil possui alguns requisitos em relação à maneira como os produtos devem ser entregues, envolvendo detalhes de embalagem, identificação e documentação. Qualquer dúvida a respeito dos requisitos, favor contatar a Administração de Materiais das fábricas da 3M do Brasil através dos seguintes telefones:

Sumaré–SP:                    (19) 3838-6839 ou (19) 3838-6842;
Itapetininga–SP:             (15) 3275-8020 ou (15) 3275-8073;
Ribeirão Preto–SP:         (16) 3602-6433 ou (16) 3602-6394;
Mairinque–SP:                (11) 4718-8526 ou (11) 4718-8513.

Toda discrepância de material com a especificação 3M, constatada antes do envio, somente será aceita mediante acordo prévio. Caso haja algum problema de não conformidade constatado no ato do recebimento, o fornecedor deve aguardar solução do requisitante/comprador 3M.

ENTREGA DOS PRODUTOS:

1. Horário de recebimento:

Não há recebimento na 3M nos últimos 02 (dois) dias úteis do mês, portanto, qualquer entrega que chegar nestes dias não será recebida e nem descarregada.

- Para materiais não produtivos (exceto ativo fixo) e serviços, não haverá recebimento a partir do dia 24 (vinte e quatro) de cada mês.

- As não-conformidades apontadas no recebimento serão tratadas de Segunda a Sexta-feira, das 08h00 às 17h00, devendo o funcionário ou contratado do FORNECEDOR aguardar ou retirar seu comprovante de entrega posteriormente, em data a ser informada pela 3M.

3M – Sumaré
Materiais produtivos: De Segunda a Sexta-feira, das 06h00 às 20h00 e aos Sábados das 06h00 às 11h00.
Materiais não produtivos: De Segunda a Sexta-feira, das 06h00 às 15h00.
Para produtos descarregados em tanques e/ou em silos que necessitem de testes de qualidade antes da descarga, o recebimento será de Segunda a Sexta-feira, das 06h00 às 15h00.


3M Itapetininga–SP:                       De Segunda a Sexta-feira, das 08h15 às 16h00.

3M Mairinque–SP:                          De Segunda a Sexta-feira, das 08h15 às 16h00.

3M Ribeirão Preto–SP:                   De Segunda a Sexta-feira, das 08h15 às 16h00.

3M São José do Rio Preto–SP:      De Segunda a Sexta-feira, das 07h15 às 18h00.

3M Bom Princípio–RS:                   De Segunda a Sexta-feira, das 07h15 às 15h00.

3M Manaus–AM:                           De Segunda a Sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h30 .

 

2. Normas de Segurança:

Os funcionários do FORNECEDOR/TRANSPORTADOR ou seus contratados, designados a efetuarem a entrega e/ou descarregamento dos PRODUTOS, receberão um folheto com as normas de segurança a serem seguidas, quando efetuarem tal serviço pela primeira vez nas dependências da 3M.

Os funcionários do FORNECEDOR/TRANSPORTADOR deverão observar e cumprir os requisitos que lhes foram informados, através do folheto, toda vez que estiverem nas dependências da 3M.

Os funcionários do FORNECEDOR/TRANSPORTADOR deverão apresentar cópia autenticada do RE (Registro de Empregado), ou crachá funcional, e ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

Nos casos em que o TRANSPORTADOR efetuar a subcontratação do transporte, os riscos inerentes a este serão de responsabilidade do FORNECEDOR.

>> Equipamentos de segurança

3. Descargas:

Os serviços de carga e descarga deverão ser efetuados por funcionários ou contratados do FORNECEDOR, salvo contratação diversa. Caso a 3M identifique que um terceiro não é funcionário ou contratado do FORNECEDOR, ela poderá recusar o recebimento dos PRODUTOS.

Se for necessária a utilização de empilhadeira, a 3M disponibilizará tal equipamento desde que o mesmo seja conduzido por funcionário/contratado da 3M.

3.1 Entregas fracionadas:

Para entregas fracionadas, num total de até 03 (três) caixas por produto, poderão ser enviados mais de um produto, desde que estejam devidamente identificados e organizados no pallet, de forma que a totalidade de cada item seja facilmente conferida no ato da entrega.

3.2 Avarias:

Os produtos avariados durante o transporte serão devidamente relacionados e a empresa/fabricante responsável pelo produto será notificada no ato da entrega através de documento interno de conferência 3M para providências de crédito junto ao departamento de Compras 3M.

3.3 Veículos:

Os veículos utilizados para entrega no Recebimento de Materiais 3M deverão estar em perfeitas condições de limpeza e conservação e com a documentação atualizada. O limite máximo de velocidade dentro das fábricas é de 20 km/h.

3.4 Rótulos de Manuseio:

Para produtos que exijam cuidados no manuseio, o Rótulo de Manuseio, de acordo com a portaria NR23, deverá estar afixado ao lado do rótulo 3M.

3.5. Equipamentos de Segurança:

Os funcionários do FORNECEDOR/TRANSPORTADOR que forem movimentar materiais dentro das dependências das unidades da 3M deverão usar equipamentos de segurança apropriados (ex.: óculos de segurança, sapatos com biqueira de aço, etc).

3.5.1 Equipamentos de Segurança para Descarga em Tambores:

Especificamente nesta ocasião, é obrigatória a utilização de luvas.

3.6 Não serão permitidos:

• Uso de bebidas alcoólicas dentro da 3M;

• Permanência de crianças ou acompanhantes dos motoristas;

• Fumar fora de local específico indicado;

• Motoristas sem camisa, usando chinelo, bermuda ou vestimenta imprópria;

• Entrada de “chapas” dentro da 3M;

• Entrada com documentos irregulares ou vencidos do veículo e/ou motorista;

• Comportamento desrespeitoso em relação aos funcionários 3M, estando sujeito a ser retirado da Companhia;

• Circular dentro da Companhia sem acompanhamento e/ou autorização de funcionário do Recebimento.

4. Embalagem:

As EMBALAGENS compradas pela 3M deverão ser entregues em conformidade com suas respectivas ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (material, impressão, formato, tamanho, etc.) e ser embaladas de forma a garantir sua integridade durante o transporte, manuseio e armazenagem. Devem, também, estar devidamente identificadas com seu stock number, código da embalagem, data de fabricação, lote e demais informações necessárias para plena identificação e controle do item. A 3M disponibilizará os modelos padrão de etiqueta de recebimento no formato de arquivo Excel.

4.1 Especificações dos pallets:

As EMBALAGENS, quando entregues “paletizadas”, deverão atender às condições de armazenagem da 3M (conforme descrito na especificação técnica ou acordado entre as partes) e necessariamente estar em conformidade com o Pallet Padrão Brasileiro ABRAS (1000 mm x 1200 mm), não ultrapassando o peso de 1.200 kg. O layout do pallet e a quantidade de caixas máster nele montadas devem ser padronizados. No caso de alterações, a 3M deverá ser imediatamente informada para acerto de cadastro antes da entrega do produto com a modificação.

As caixas devem ser amarradas com cintas plásticas e, se possível, cantoneiras ou shrink plástico.

Os pallets serão devolvidos no ato da entrega, verificar possibilidade de operar com pallets CHEP. Casos em que isso não seja possível devido a motivos técnicos, incompatibilidade ou outros motivos, o fornecedor deverá entrar em contato com a Engenharia de Embalagem para informar e receber autorização para alteração do tamanho/modelo de pallet.
O estrado padrão ABRAS é retornável e poderá ser trocado pelo FORNECEDOR no ato da entrega ou ser faturado e retirado por lotes, conforme sua viabilidade.

Entregas poderão ser rejeitadas caso sejam verificados problemas de embalagem (violação, paletização insegura, falta de identificação, avaria, revisão desatualizada, etc.)

5. Nota Fiscal:

  • Informações que devem constar
    • número da Ordem de Compra 3M
    • código de item 3M
    • lote de fabricação do produto
    • descrição do produto
    • quantidade
    • unidade de medida
    • valor unitário
    • impostos
    • condição de pagamento conforme negociado com a 3M
    • data de emissão
    • certificado de análise
  • Entrega Nota fiscal Eletronica e arquivo XML

Boletos Bancários devem ser enviados para 3Mcontasapagar@mmm.com ou pelo correio para 3M aos cuidados do departamento de Contas a Pagar CEPI: 24053

6. Informações que devem constar nas embalagens dos PRODUTOS:

- razão social do fabricante
- peso líquido, peso bruto e tara para os produtos que a 3M controle por quilograma
- nome do produto
- código de item 3M
- descrição 3M do produto
- quantidade
- lote de fabricação
- data de fabricação
- data de validade / shelf-life
- cuidados de armazenagem e manuseio

>> Download de Etiqueta Padrão para Recebimento 3M

7. Seguros:

O FORNECEDOR deverá possuir seguro que cubra os PRODUTOS enquanto em sua posse e/ou durante o seu transporte até as dependências da 3M, se diverso não for contratado pelas partes.

O FORNECEDOR deverá também possuir seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais dos funcionários e contratados que utilizar na entrega e descarga dos PRODUTOS.