Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Cuidado Institucional

Soluções por Linhas de Produtos
Soluções por Segmento
Documentos e Publicações
Informações Adicionais
Notícias
Entre em Contato
 


Higienização e os perigos microbiológicos.

A higiene das superfícies, como equipamentos e utensílios, é fundamental para a redução da carga microbiana e controle dos microrganismos patogênicos, tornando-as mais seguras para a produção de alimentos. A higienização mal feita resulta num acúmulo de matéria orgânica (proteínas e carboidratos) propícia ao aparecimento de biofilmes que comprometem substancialmente os procedimentos de higiene e a segurança dos alimentos.

O biofilme é formado a partir da fixação da bactéria sobre os resíduos orgânicos de um utensílio, em seguida as bactérias se multiplicam, ocorrendo a produção de material extracelular que facilita a fixação dos microrganismos. Nesta fase, não se consegue retirar as bactérias fixadas realizando-se a lavagem da superfície. Vários fatores contribuem para a adesão das bactérias à determinada superfície e dependem não só da fisiologia do microrganismo, mas também da natureza dos resíduos alimentares. Para que comece a formar um biofilme, os resíduos e os microrganismos têm que ter um contato físico. Posteriormente, deve transcorrer um tempo suficiente para que as bactérias se multipliquem e formem um aglomerado microscópico. Portanto, limpando de forma adequada, não há substrato suficiente para as bactérias se multiplicarem.

Em função da formação dos biofilmes, existe a possibilidade de um acúmulo muito grande de microrganismos aderidos, dificultando a sua remoção através da lavagem e tornando-os mais resistentes aos desinfetantes.

Para a perfeita limpeza da sujidade e remoção do biofilme, há necessidade da utilização de esponjas ou fibras que não agridam as superfícies, não risquem nem deixem resíduos que possam significar perigos físicos.

Para isso, a esponja e fibra Scotch-BriteMR Não Risca da 3M são as indicadas porque limpam e removem os biofilmes sem riscar, sem agredir nem soltar fragmentos que possam ser lesivos aos consumidores.

Além da ação física, a ação química é importante para se ter uma higienização completa. Assim, deve-se utilizar produtos químicos de limpeza seguros, registrados ou notificados junto à Anvisa, e que garantam a remoção da sujidade e segurança do usuário e do consumidor. O portfolio de produtos químicos da 3M abrange limpadores, desengordurantes, e desinfetantes com eficacia confiável, e que juntos com as fibras e esponjas realizam a operação de limpeza perfeita.

Saiba mais sobre as Dicas do Mestre Dr. Eneo:

Visualizar o informativo em PDF.




Voltar