Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Mercado de Agronegócios

Soluções 3M para
Informações Adicionais
Serviços ao Cliente
 

Atuação de Agronegócios

Por Guilherme de Siqueira Scattone

Em 1955, John Davis e Ray Goldberg, professores da Harvard Business School, desenvolveram o Programa de Agribusiness.

Eles constataram, nos anos 50, a nítida relação entre as atividades rurais e as demais atividades ligadas a elas. Usando conceitos da teoria econômica sobre cadeias integradas, eles construíram uma metodologia para o estudo da cadeia agroalimentar e batizaram sua nova visão com o termo Agribusiness.

Desde então, a produção rural passou a ser encarada como elemento de um processo que contempla atividades antes da porteira (produção de insumos como adubos, rações e sementes), dentro da porteira (produção de animais e lavouras, extração vegetal, entre outros) e depois da porteira (processamento agroindustrial, consumo final dos produtos, entre outros).

Na verdade, o termo em português é Agronegócios e aparece também como Agrobusiness.

O importante é que qualquer empresa, seja qual for a atividade (primária, industrial ou serviços), tem a possibilidade de participar do mercado e, atualmente, muitas já participam, mesmo desconhecendo o conceito. A complexidade de segmentos do mercado traz necessidades para uma grande diversidade de produtos. É o caso das Cooperativas Agrícolas que possuem atuação em diversos segmentos como produção agrícola, armazenagem e beneficiamento.

Guilherme de Siqueira Scattone é Engenheiro Agrônomo, especializado em Agribusiness, e atua como Líder do Mercado na 3M do Brasil.

Fale Conosco

Links
Relacionados

Aplicações Industriais
Energia Elétrica
Farm Safety (Inglês)
Saúde Ocupacional
Rastreamento

Cadastre-se

Cadastre-se e receba em seu e-mail informações sobre as Soluções 3M para o mercado de Agronegócios.