Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Produtos químicos efetivos e sustentáveis para um mundo cada vez mais regulamentado


Em meados dos anos 90, um tratado ambiental internacional, conhecido como Protocolo de Montreal, determinou a interrupção gradual da produção de substâncias agressivas à camada de ozônio, como os clorofluorcarbonos (CFCs), hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e halons. Utilizados em diversas aplicações, desde refrigeração, limpeza de precisão a proteção contra incêndios, estes materiais foram líderes industriais por anos, e a sua interrupção levou os usuários à difícil tarefa de buscar alternativas.

Foi em resposta à necessidade de produtos químicos viáveis para essa substituição que os primeiros Produtos 3MMR NovecMR nasceram. Hoje, como o foco das atividades regulatórias internacionais voltou-se para o aquecimento global e outras preocupações com o meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores, os novos produtos da linha NovecMR continuam a oferecer soluções eficientes e sustentáveis para uma ampla faixa de aplicações industriais.

Na sequência apresentamos um resumo das principais conformidades regulamentares obtidas pelos produtos NovecMR, que mantêm o nível de desempenho que você precisa e, ao mesmo tempo, garantem a sua competitividade.

3MMR NovecMR Fluidos de Alta Tecnologia

Os fluidos NovecMR foram aprovados como substitutos para as substâncias agressivas à camada de ozônio pelo Programa SNAP (Significant New Alternatives Policy) do EPA (Environmental Protection Agency) dos EUA. O SNAP lista os Fluidos de Alta Tecnologia 3MMR NovecMR 7100 e 7200, e os componentes dos seus azeótropos, como “aceitáveis sem restrições” para a limpeza de precisão, limpeza de equipamentos eletrônicos, limpeza de metais e aplicações de agentes de limpeza em aerossol.

Os fluidos NovecMR 7000, 7100, 7200, 7300, 7500 e 8200 foram excluídos pelo EPA da definição de COV (composto orgânico volátil), devido à sua contribuição desprezível para a formação de ozônio troposférico.

Os fluidos NovecMR são aceitos pelas agências reguladoras de todo o mundo como alternativas ao HCFC-225 e HCFC-141B. E, uma vez que não são inflamáveis e apresentam baixa toxicidade, são geralmente reconhecidos como substitutos sustentáveis para os solventes restritos pelas agências internacionais. Os fluidos NovecMR são os candidatos ideais para a substituição de materiais como o tricloroetileno, cloreto de metileno e brometo de n-propila (nPb).

Os fluidos NovecMR são amplamente utilizados como fluidos de transferência de calor na indústria de semicondutores para o controle de temperatura na fabricação de equipamentos, ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.

Veja mais sobre os Fluidos de Alta Tecnologia 3MMR NovecMR

3MMR NovecMR Aerossóis

Todos os produtos 3MMR NovecMR Removedores em Aerossol atendem as regulamentações RoHS/WEEE. O RoHS (Restriction of Hazardous Substances Directive) bane a venda dentro da União Europeia de novos equipamentos elétricos e eletrônicos que contenham níveis superiores aos acordados para seis substâncias perigosas: chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente e dois retardantes de chama utilizados em plásticos – bifenilas polibromadas e éteres difenílicos polibromados. O WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment Directive) é uma diretiva que regulamenta a redução de resíduos tóxicos de equipamentos eletrônicos através de metas de coleta, reciclagem e recuperação.

O 3MMR NovecMR Limpa Contatos pode ser utilizado em conformidade com o Aerospace NESHAP (National Emissions Standards for Hazardous Air Pollutants) do EPA (EUA). A linha de produtos em aerossol NovecMR também inclui diversos azeótropos com maior capacidade de limpeza. Estes produtos fornecem um excelente equilíbrio entre desempenho e propriedades de segurança e meio ambiente e, dessa forma, são valiosas opções para a indústria aeroespacial. Entretanto, uma vez que são formulados com HFE e produtos que são COVs, dois desses produtos NovecMR (Removedor de Fluxos e Desengraxante de Eletrônicos) são classificados como solventes “Opção 2” segundo o Aerospace NESHAP. Os solventes “Opção 2” são permitidos, mas devem ser utilizados de acordo com procedimentos específicos de manipulação e registro.

Para mais informações, faça o download Utilização de Limpadores em Aerossol 3MMR NovecMR para Limpeza Manual de Acordo com o Aerospace NESHAP (EPA-EUA).

Veja mais sobre os Produtos 3MMR NovecMR Aerossol

3MMR NovecMR 1230 Fluido para Combate a Incêndio

Desde o seu estágio inicial de desenvolvimento, o 3MMR NovecMR 1230 Fluido para Combate a Incêndio foi projetado levando em consideração a demanda mundial por um substituto do halon ou CO2 que fosse seguro, efetivo e que não corresse riscos de breves restrições regulamentares. Com potencial zero de agressão à camada de ozônio, pequeno tempo de vida na atmosfera e potencial de aquecimento global igual a 1, o fluido 3MMR NovecMR 1230 provou-se como o primeiro agente químico limpo para substituição do halon a oferecer uma solução viável e sustentável a longo prazo.

Nos últimos anos, as crescentes preocupações com as mudanças climáticas levaram as agências reguladoras a realizar um rigoroso exame dos agentes limpos de primeira geração com elevados potenciais de aquecimento global. Esses produtos, chamados de ‘gases de efeito estufa’, incluem diversos substitutos convencionais do halon, como os HFCs.

De acordo com o Protocolo de Quioto e outros acordos internacionais, cada vez mais as nações industrializadas vêm se comprometendo com a redução da quantidade de gases de efeito estufa liberados na atmosfera. Embora atualmente a utilização de HFCs para o combate a incêndio e transferência de calor ainda seja permitida, há uma crescente preocupação sobre a viabilidade da sua utilização futura por indústrias e em aplicações para as quais exista alternativas para a redução das emissões de gases de efeito estufa, sem prejudicar o crescimento econômico. Finalmente, um número cada vez maior de usuários finais está concluindo que economias a longo prazo – bem como uma boa administração do produto – favorecem a utilização de soluções tecnológicas sustentáveis, como o 3MMR NovecMR 1230 Fluido para Combate a Incêndio.

O fluido NovecMR 1230 atende os requisitos de notificação de produtos químicos dos seguintes países:

Situação Reguladora do 3MMR NovecMR 1230 Fluido para Combate a Incêndio:
USA TSCA: o produto atende os requisitos de notificação de produtos químicos
SNAP: aprovado para aplicações de inundação (20/12/02) e jato (23/01/03)
Europa ELINCS: o produto está de acordo com os requisitos de notificação de produtos químicos
Canadá CDSL: o produto está de acordo com os requisitos de notificação de produtos químicos
Coreia do Su KECI: o produto está de acordo com os requisitos de notificação de produtos químicos
Austrália AICS: o produto está de acordo com os requisitos de notificação de produtos químicos
Japão METI: o produto está de acordo com os requisitos de notificação de produtos químicos
China CICS: o produto está de acordo com os requisitos de notificação de produtos químicos

O fluido NovecMR 1230 e os sistemas de proteção contra incêndio projetados para a sua aplicação, foram listados e aprovados por diversas autoridades reguladores governamentais e industriais em todo o mundo. Consulte a lista completa de aprovações de utilização do fluido NovecMR 1230..

Leia mais sobre o 3MMR NovecMR 1230 Fluido para Combate a Incêndio.

 

>  Fale Conosco
>  Onde Comprar