Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Ciclo Orgânico de Rankine para o Setor Automotivo e de Transporte


Fluidos de processo para uma alta eficiência na recuperação de calor residual

A tecnologia de Ciclo Orgânico de Rankine permite recuperar pequenas quantidades de calor residual para a geração de energia útil, elétrica ou mecânica. Por exemplo, um motor de combustão interna utiliza menos da metade da energia disponível no combustível consumido: a energia restante é perdida na forma de calor.

Há um crescente interesse no desenvolvimento de sistemas com ciclo orgânico de rankine para a recuperação do calor residual dos sistemas de exaustão e resfriamento dos automóveis. Este calor recuperado pode ser utilizado para acionar uma turbina e gerar eletricidade em veículos híbridos ou ser diretamente convertida em energia mecânica. Os sistemas com ciclo orgânico de rankine também estão sendo utilizados para gerar energia elétrica a partir da transferência de calor solar e geotérmica, bem como na recuperação de calor residual de biomassa e vários outros processos industriais.

Um elemento crítico no desenvolvimento de sistemas práticos com ciclo orgânico de rankine é o fluido de trabalho utilizado para absorver o calor e convertê-lo em energia. Quando este fluido de trabalho evapora, ele aciona uma turbina antes de condensar e é reenviado à fonte de calor.

A 3M oferece dois fluidos de trabalho de alto desempenho que são particularmente adequados aos requisitos dos sistemas de transferência de calor com ciclo orgânico de rankine, combinando excelente estabilidade térmica, compatibilidade com materiais típicos de construção e excelentes propriedades ambientais e de segurança.

A solução sustentável para a transferência de calor utilizando o Ciclo Orgânico de Rankine

Os fluidos 3MMR NovecMR 649 e 3MMR NovecMR 7000 são da família NovecMR de materiais com baixo potencial de aquecimento global, projetados como soluções seguras, efetivas e sustentáveis para um grande número de aplicações.

Os fluidos NovecMR oferecem um desempenho comprovado na transferência de calor, com propriedades que os tornam candidatos ideais para a utilização como fluidos de trabalho de ciclos orgânicos de rankine, incluindo:

  • Boa compatibilidade com outros materiais
  • Baixa toxicidade
  • Não inflamáveis
  • Potencial zero de agressão à camada de ozônio
  • Baixo potencial de aquecimento global

Além dos fluidos NovecMR 649 e 7000, a 3M oferece uma linha de fluidos de transferência de calor em desenvolvimento, disponíveis com vários pontos de ebulição, que também podem ser opções a fluidos de trabalho para ciclos orgânicos de rankine. Para mais informações, convidamos você a entrar em contato agora com nossos especialistas em fluidos de transferência de calor Eles estão à sua disposição para analisar os requisitos do seu sistema e fornecer várias opções de fluidos.

 

>  Fale Conosco
>  Onde Comprar