Ir para Navegação do Site Ir para Conteúdo principal Ir para Navegação Principal All 3M.com Site Map

Combate a Incêndio em Aviação Aeroespacial e Militar


Avançado agente limpo para o combate a incêndio em sistemas de missões críticas

Os modernos sistemas militares cada vez mais confiam em dispositivos eletrônicos sofisticados que devem permanecer operacionais, mesmo em caso de incêndio. Uma vez que estes sistemas são vulneráveis aos agentes convencionais de extinção, como a água, espuma química e pó químico seco, a utilização de um agente limpo não condutor é frequentemente a única forma de garantir a continuidade da missão.

Com a restrição de produção do halon, que é agressivo à camada de ozônio – e com a crescente preocupação com a viabilidade a longo prazo de materiais com alto potencial de aquecimento global, como os HFCs – cada vez mais os profissionais especializados em combate a incêndio para operações militares estão optando pela tecnologia de próxima geração de agentes limpos sustentáveis: o 3MMR NovecMR 1230 Fluido para Combate a Incêndio.

O fluido NovecMR 1230 é um avançado agente limpo de combate a incêndio que combina uma rápida extinção com um excelente perfil de segurança e meio ambiente. Como uma alternativa que não causa danos aos sistemas de sprinklers de água, espuma química e CO2, o fluido NovecMR 1230 é ideal para operações militares críticas, como a proteção de embarcações, tripulação e motor em veículos blindados e de linha de frente – bem como para as salas de telecomunicações, informática e equipamentos eletrônicos.

Ampla margem de segurança para as pessoas

Tão importante quanto a baixa toxicidade do fluido NovecMR 1230 é a sua ampla margem de segurança. esta é uma preocupação particularmente importante para as áreas normalmente ocupadas. Com o CO2 e muitos substitutos convencionais do halon, o nível necessário de agente para a extinção de um incêndio pode ser letal para os humanos. A grande diferença entre a concentração de utilização do fluido NovecMR 1230 e o NOAEL (Nível de Efeito Adverso Não Observável) fornece a maior faixa de segurança entre todos os agentes limpos, CO2 misturas de gases inertes.

Simplicidade da logística dos sistemas de combate a incêndio

Uma vez que o fluido NovecMR é líquido à temperatura ambiente, e é armazenado com baixa pressão de vapor, a manipulação e a carga de agente nos sistemas utilizando fluido NovecMR 1230 são muito mais simplificadas, e podem ser alcançadas sem a movimentação de cilindros – economizando tempo e garantindo uma proteção ininterrupta dos seus equipamentos. O líquido é expedido à pressão ambiente e, dessa forma, o reabastecimento após a descarga é um procedimento simples.

O estado líquido do fluido NovecMR 1230 também permite uma eficiente utilização do espaço, exigindo aproximadamente o mesmo número de cilindros dos agentes convencionais de hidrocarbonetos halogenados e muito menos cilindros do que os sistemas de CO2 ou gases inertes. Diferentemente dos agentes expedidos em alta pressão, o fluido NovecMR 1230 pode ser transportado por via aérea em grandes quantidades, uma vez que é classificado como não perigoso e não sofre restrições.

Alternativa sustentável e a longo prazo para o halon

O excelente perfil ambiental do fluido NovecMR 1230 não é alcançado por nenhum outro agente halogenado, o que o torna hoje a solução sustentável a longo prazo para a proteção de pessoas e sistemas de missões críticas.

  • Não agressivo à camada de ozônio;
  • Vida útil na atmosfera de cinco dias;
  • Potencial de aquecimento global igual a 1;
  • Suporta as iniciativas do DOD (United States Department of Defense) para a aquisição de produtos ambientalmente amigáveis.

Desde o seu desenvolvimento inicial, o fluido NovecMR 1230 foi projetado para considerar a demanda global por uma alternativa ao CO2 e halon que fosse segura, eficiente e não estivesse sujeita a restrições regulamentares atuais ou previstas, nem destinado a um futuro banimento.

 

- Fale Conosco
- Onde Comprar